Ciência de Dados

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCUL
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 016, 1749-016 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos

Este ciclo de estudos visa proporcionar formação complementar a alunos de 1.º ciclo nas áreas das Ciências e Engenharia, na área da Ciência de Dados, visando a aquisição de um elenco de competências, capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas quer para a aplicação da formação adquirida em nichos de crescente empregabilidade para profissionais qualificados em Ciências de Dados.

A importância da Ciência de Dados é confirmada pelo relevo crescente de profissionais em grandes empresas e instituições, a nível internacional mas também a nível nacional, com competências em ciência de dados, incluindo análise de dados, processamento de dados, e prospeção de dados, entre outros. A nível internacional, várias empresas e instituições empregam os denominados Chief Data Officers (CDO), incluindo grandes instituições bancárias, departamentos estatais, empresas web, entre outros exemplos. A ciência de dados representa uma área de conhecimento ubíqua na sociedade da informação atual, sendo expectável que a sua importância e relevo continue a crescer nos próximos anos.

Competências: Ciências de dados: aprendizagem automática, prospeção de dados (data mining), processamento e análise de dados, tecnologias de suporte, e fundamentos matemáticos fundamentais.

 

Saídas Profissionais

Empresas e instituições que processem grandes quantidades de dados, nomeadamente nos sectores das telecomunicações, ciências da vida e da saúde, seguros, banca, instituições públicas e empresas do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *