Farmácia

LOGO Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLUSO | ERISA
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação

Os Técnicos de Farmácia, são reconhecidamente, elementos essenciais no circuito de assistência (na saúde e na doença) às populações, tendo em consideração a abrangência sócio-geográfica dos serviços de natureza farmacêutica a nível de todo o território nacional.

Efetivamente, esta relevância no atual panorama do Serviço Nacional de Saúde consubstancia-se na integração desta classe profissional nas carreiras dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, o que, em si, constitui importante reconhecimento da especialização desta atividade profissional, exigindo os mais elevados critérios qualitativos, no que respeita à formação dos farmacêuticos (as).

Os alunos do curso de Farmácia do IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, obtêm o grau de licenciado com 4 anos de escolaridade, estando aptos a exercer as funções de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

 

Objetivos

É objetivo primário da presente estruturação curricular, a preparação de técnicos farmacêuticos que possam responder qualificadamente, às necessidades das estruturas prestadores de serviços de saúde em geral, pretendendo garantir:

  • O conhecimento essencial à difusão e sistematização de conceitos fundamentais para o exercício da profissão técnica de âmbito farmacêutico, incluindo os aspectos relacionados com a ética e deontologia, a legislação e, as boas normas de prática de farmácia.
  • O conhecimento essencial à difusão e sistematização de conceitos fundamentais para o exercício da profissão de Técnico de Farmácia, incluindo os aspectos relacionados com a ética e deontologia, a legislação e as boas normas de prática de farmácia.
  • O ensino actualizado das principais áreas de conhecimento subjacentes à intervenção técnica qualificada nas diferentes etapas do circuito do medicamento, nomeadamente, a aquisição, a produção e/ou manipulação, a distribuição, a conservação, o armazenamento, e a gestão de stocks de medicamentos e produtos afins.
  • O ensino actualizado de outras áreas de conhecimento e actividade directamente resultantes das novas valências do conhecimento biofarmacêutico.
  • A capacidade de se integrar de forma dinâmica e competente, em equipas prestadoras de cuidados de saúde, em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, contribuindo para a utilização racional dos medicamentos.

 

Saídas Profissionais

Os futuros farmacêuticos terão a possibilidade de exercer as suas funções em:

  • Farmácia hospitalar;
  • Farmácia comunitária;
  • Responsáveis Técnicos dos locais de venda de MNSRM
  • Indústria Farmacêutica, em diversas vertentes, nomeadamente produção e controlo de qualidade de medicamentos;
  • Indústria Alimentar;
  • Indústria Química.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.