Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações

Logo Catolica Porto Business School eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Católica BS Porto
ID:
FE
CREDITOS:
16h

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto   Ver mapa

Apresentação do Curso

Ainda que a gestão de denúncias não seja um tema recente e a retaliação seja, comprovadamente, uma enorme preocupação global, é agora uma imposição legal que organizações (privadas, públicas ou do setor social) com 50 ou mais trabalhadores criem, revejam ou reforcem os seus canais de denúncia internos e garantam a não retaliação de quem denuncia. As previsões reguladas nesta lei alargam-se a outras matérias legislativas, como por exemplo o recente Regulamento Geral de Prevenção da Corrupção.

Mas não basta garantir uma eficaz gestão de denúncias. A criação de culturas organizacionais éticas onde todas as partes interessadas (internas ou externas) se sintam seguras e com confiança para sinalizar ou reportar condutas ilegais ou não éticas é uma prioridade incontornável e um dos contributos das empresas para a criação de instituições, mercados e sociedades mais justas e sustentáveis.

Com uma abordagem holística, este curso ajuda os participantes a dar resposta a aspetos de compliance, designadamente através da Lei 93/2021 e do Regulamento Geral de Prevenção da Corrupção, tendo em vista a criação de ambientes legalmente enquadrados e propícios ao desenvolvimento de um clima e cultura éticas nas organizações.

 

Objetivos

Este programa tem como objetivos apoiar a implementação ou revisão do programa de gestão (de canais) de denúncia e demonstrar a sua importância no reforço de culturas organizacionais mais éticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *