Estudos Portugueses

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de Licenciatura em Estudos Portugueses visa oferecer formação interdisciplinar nas áreas de expressão cultural portuguesa, facultando o seu relacionamento com outras áreas de estudo, culturais ou linguísticas. O núcleo central do curso, constituído por unidades curriculares obrigatórias, concretiza o seu objetivo principal, oferecendo matérias essenciais numa formação em Estudos Portugueses. A sua estrutura em Majors (Língua, Literatura e Cultura; História; Arte e Património) e Minors permite diversas especializações. A ampla quota de opções livres permite responder a múltiplos interesses formativos ou profissionais.

O curso fornece competências de base para acesso à investigação nas áreas do património cultural português e para entrada no mercado de trabalho, em actividades ligadas à cultura portuguesa e à sua defesa e promoção em Portugal e no estrangeiro. Desenvolve competência na análise crítica e de compreensão e discussão das problemáticas da produção de discursos específicos literários, culturais e históricos, em português ou sobre Portugal, em alargada contextualização espácio-temporal.

 

Saídas Profissionais

  • Da crítica avançada de produtos culturais portugueses de diversas épocas e de qualquer tipo de texto escrito em português;
  • De produção de conteúdos culturais em português;
  • De técnicas de conservação do património escrito (edição e acção em bibliotecas) ou artístico;
  • Da análise metalinguística do português;
  • De acções em contextos multiculturais de dominante portuguesa;
  • De tarefas de preservação e divulgação da língua, da literatura, da cultura e da arte portuguesas, em Portugal e no estrangeiro;
  • Do ensino das literaturas e das culturas dos países de língua portuguesa a falantes nativos e não nativos.

Permite ainda: investigação, edição de textos, ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas em instituições estrangeiras, trabalho especializado em Editoras, Bibliotecas e Arquivos, programação cultural, comunicação social (rádio e televisão), jornalismo cultural e crítico, turismo cultural.

Os licenciados em Estudos Portugueses poderão candidatar-se a um estágio que decorrerá imediatamente a seguir à conclusão do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *