Estudos Juvenis

Download da Brochura

COMEÇO:
10/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAb
ID:
PG | EAD
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Plataforma E-Learning UAb   Ver mapa

Apresentação do Curso

A pós-graduação em Estudos Juvenis visa preencher uma lacuna em termos de oferta de formação especializada e superior de públicos estratégicos. Esta é uma área de estudo, de investigação e de intervenção que, apesar de fazer parte do âmbito académico e de investigação, em diferentes instituições de ensino superior, não tem sido desenvolvida ao nível de oferta de formação. Esta situação contrasta com o elevado número de pós-graduações e mestrados nesta área específica e em áreas similares no espaço europeu. Neste sentido, esta pós-graduação procura edificar uma formação conceptual, com uma componente de ponderação sobre a prática, destinada em grande medida a estimular abordagens reflexivas e críticas, voltadas para um público com atividade profissional no terreno. Em termos analíticos, o curso organiza-se em torno de cinco domínios científicos, designadamente, Sociologia, Educação, Política Social, Serviço Social e Psicologia. Pretendemos, pois, convocar os contributos deste património científico para uma formação de base teórica sobre juventude numa perspetiva interdisciplinar, apresentando ainda contributos para a investigação e a intervenção nos diferentes domínios juvenis. Assim sendo, atravessamos diferentes áreas temáticas, nomeadamente: a juventude e as suas características enquanto grupo sócio etário, as competências técnicas e vocacionais para o mercado de trabalho jovem; as vivências da sexualidade juvenil, contextualizada pela construção da identidade sexual e de género; a Educação e promoção para a saúde nas e nos jovens; a intervenção social em contextos juvenis diversificados, potenciando a emergência de respostas criativas e reflexivas face a cenários de vulnerabilidade; as e os jovens migrantes e descendentes de migrantes, enquadrado no contexto da interculturalidade e transnacionalismo; os contextos educativos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação e os processos de desenvolvimento juvenil na sua relação com o papel da sociedade na educação.

 

Objetivos

  • Conhecer teorias que sustentam as temáticas de ‘estudos juvenis’;
  • Analisar e compreender os contextos juvenis, nomeadamente numa perspetiva sociológica, educacional, psicológica, de Serviço Social e de Política Social.
  • Construir um olhar crítico sobre a juventude enquanto noção socialmente construída através dos discursos de senso comum, mediático e político;
  • Esboçar, incrementar e aperfeiçoar projetos de investigação-ação, aplicando os conhecimentos adquiridos aos contextos juvenis diversificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *