Estudos Europeus

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Criada em 1998, a licenciatura em Estudos Europeus pretende corresponder aos desafios suscitados pela evolução da Europa nas vertentes política, económica, social e cultural.

Este objectivo explica a oferta curricular centrada nos domínios da Ciência Política, da Cultura Europeia, do Direito, da Economia, da Filosofia Política, da Geografia Económica e Social, da História Política da Europa, da Linguística e das Relações Internacionais, em articulação estreita com a aprendizagem de línguas estrangeiras.

A oferta curricular diversificada resulta da associação entre a Faculdade de Letras (FLUL) e o Instituto Geográfico de Ordenamento do Território (IGOT), em colaboração com a Faculdade de Direito (FDUL).

A licenciatura em Estudos Europeus proporciona uma formação pluridisciplinar orientada para a análise da Europa, para o conhecimento das grandes questões europeias, para a compreensão do processo de construção da União Europeia bem como para a projecção política, económica e cultural do continente europeu. Por outro lado, procura familiarizar os estudantes com a experiência laboral através da opção de realização de estágio profissional no 6º semestre.

 

Saídas Profissionais

Instituições da União Europeia; Organizações Não Governamentais; Empresas e institutos no sector da comunicação e da cultura; Empresas e institutos ligados à cooperação internacional; Assessoria e produção de conteúdos relacionados com a União Europeia; Jornalismo ligado a questões europeias; Carreira diplomática; Investigação e ensino.

Dada a crescente diversificação dos domínios de aplicação dos Estudos Europeus, os licenciados que pretendam aprofundar os seus estudos e melhorar e diversificar as suas competências têm ao seu dispor dois programas de formação avançada:

  • Um Mestrado (2º ciclo) em Cultura e Sociedade na Europa (FLUL) que proporciona formação específica sobre as práticas sociais e os produtos culturais da Europa Contemporânea, com especial enfoque nas políticas culturais e sociais e nos processos de transculturação e de consequente redefinição identitária.
  • Um Mestrado (2º ciclo) em Políticas Europeias (IGOT) que proporciona formação específica sobre as grandes linhas das políticas públicas nacionais e europeias, sendo privilegiados os domínios da coesão social e das estratégias de desenvolvimento presentes nas políticas da União Europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *