Estudos de Patrimônio

logo ualg institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAlg
ID:
DR
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O doutoramento em Estudos de Património propõe-se como um ciclo de formação avançada cuja base científica reside no conceito lato das Humanidades: indagar o passado e o presente acerca das questões que vinculam os homens uns aos outros.

As metodologias da História e da Arqueologia, da História da Arte e da Literatura são convocadas como instrumentos de formação mas não devem implicar leituras compartimentadas. Ao contrário, pretende-se que estas e outras disciplinas científicas se possam conjugar numa leitura multidisciplinar que contribua para uma visão alargada e integrada dos bens patrimoniais e para o seu estudo crítico.

 

Objetivos

As heranças culturais do passado, lidas a partir das diversas problemáticas levantadas pelo conceito contemporâneo de Património, são o eixo dos estudos que se pretendem efetuar, cujos objetivos gerais são:

1) criar possibilidades de investigação que considerem diferentes objetos, escalas e representações das manifestações culturais numa visão integrada dos bens patrimoniais (materiais e imateriais), como parte essencial da herança do passado, decisiva na construção das memórias coletivas, na criação e na manutenção criativa das heranças culturais;

2) desenvolver o conhecimento e a capacidade crítica para as diferentes abordagens metodológicas, leituras e apropriações passíveis de se fazerem do objeto patrimonial, independentemente da sua natureza, enquanto processo de construção do passado e uso da memória para determinados fins.

3) aprofundar entre os formandos a reflexão sobre o lugar do passado, da memória e dos discursos de identidade na construção contemporânea da cidadania.

 

Saídas Profissionais

Desde os estudos do KEA da Comissão Europeia (2006), tem-se realçado o papel do Património Cultural como núcleo fulcral das indústrias culturais e criativas, na criação de riqueza e geração de emprego. No caso de Portugal onde o Património é factor de atratividade e de qualificação do turismo, isso é notório nos indicadores estatísticos do GEE do Ministério da Economia, que apontam para esta área um crescimento sustentado desde 2010. A presente proposta de curso inscreve-se nesta tendência, respondendo à crescente procura de especialistas altamente qualificados na área do Património.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.