Estudos Comparatistas

FLUL Logo 2022 eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O mestrado interdepartamental em Estudos Comparatistas oferece um ambiente pedagógico e científico destinado à investigação de relações: entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, entre modos de conhecer. O seu objectivo último é estimular a renovação no estudo das humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais e envolver os alunos numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e preciso, de autonomia no encontro com a diversidade. Criado em 1991 sob a designação de Literatura Comparada, o Mestrado conta hoje com mais de 80 teses defendidas com êxito e funciona em rede com a investigação realizada no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL. Em lugar de relevo está a promoção dos contactos internacionais, quer incentivando e apoiando os alunos a participarem em programas Erasmus e workshops de redes universitárias europeias bem como em investigarem em universidades europeias e norteamericanas, quer convidando especialistas estrangeiros a proferirem conferências ou leccionarem unidades curriculares. Para este fim, foi estabelecido em 1994 um protocolo de intercâmbio com a Universidade de Indiana em Bloomington (E.U.A).

O Programa em Estudos Comparatistas (PEC) é uma unidade da Área de LAC-Literaturas, Artes e Culturas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e caracteriza-se pela oferta de cursos de Mestrado e Doutoramento (2.º e 3.º ciclos) que visam proporcionar formação avançada na área dos Estudos Comparatistas, estimulando a investigação de relações entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, e entre modos de conhecer. O objectivo do PEC é estimular a renovação no estudo das Humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais, e envolver os estudantes numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e de autonomia no encontro com a diversidade.

O Programa em Estudos Comparatistas resulta do desenvolvimento do programa de Mestrado em Literatura Comparada, fundado em 1991, no âmbito das primeiras experiências interdepartamentais de pós-graduação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde a sua criação, têm participado na oferta curricular e na orientação de teses de mestrado e doutoramento em Estudos Comparatistas docentes dos Departamentos de Estudos Anglísticos, Estudos Clássicos, Estudos Germanísticos e Literaturas Românicas da FLUL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.