Estudos Clássicos

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUL
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O plano da Licenciatura em Estudos Clássicos propõe formação e aquisição de competências em três áreas específicas: Estudos Clássicos e Portugueses; Património Clássico da Cultura Europeia; Tradução de Línguas Clássicas. Com a formação de 1o ciclo nestas áreas, é dado acesso à especialização nos domínios do estudo das raízes clássicas da cultura europeia; da literatura neolatina produzida por escritores portugueses; das influências clássicas em escritores medievais, renascentistas, modernos e contemporâneos; da leitura, edição e tradução de documentos, textos e obras produzidas em latim e em grego; do ensino das línguas e literaturas clássicas e portuguesa.

A Licenciatura em Estudos Clássicos permite estudar as origens da literatura ocidental (autores como Homero, Sófocles, Vergílio, Ovídio e Cícero), a história da civilização greco-romana, da arte clássica ou da vida quotidiana. Devido à natureza interdisciplinar dos Estudos Clássicos, um estudante adquirirá uma visão tridimensional da história da cultura e da literatura que é ainda fundamental no mundo contemporâneo.

 

Saídas Profissionais

Os alunos que procurarem inserir-se no mercado de trabalho, após a conclusão do 1o ciclo, terão desenvolvido capacidades na gestão de uma volumosa massa de informação, tanto bibliográfica como histórica, literária e documental, que vai desde a Antiguidade greco-latina às mais recentes aquisições dos estudos literários e linguísticos, o que os torna especialmente competentes para as áreas
da gestão cultural, do mercado livreiro, das bibliotecas, dos museus, da imprensa e dos meios editoriais, bem como para o exercício de funções de auxiliares de investigação na área das Humanidades. Um licenciado em Estudos Clássicos estará apto a candidatar-se a qualquer 2o ciclo na área das Ciências Sociais e Humanidades.

O licenciado neste Curso poderá exercer as profissões de: Tradutor, Revisor e Coordenador de Edição / Publicação de textos, Professor (Ensino Básico, Secundário e Superior), Investigador, Técnico Superior da Administração Pública, Quadro Superior da Administração Pública, Profissional de Relações Públicas, Diplomata, Arquivista e Biblioteconomia, Crítico Literário e Artístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *