Estudos Artísticos

FLUC logo02 eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FLUC
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Largo Porta Férrea, 3000-370 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O curso aprofunda e consolida a formação do 1º ciclo, facultando a especialização numa das três áreas: Ciências Musicais, Estudos Fílmicos e Estudos Teatrais. O reforço acentuado da componente teórica e reflexiva permitirá a obtenção de um conhecimento mais profundo das articulações conceptuais, institucionais e materiais das artes em análise. Sobre cada uma delas, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:

  • Compreender a sua historicidade;
  • Diferenciar os seus materiais constitutivos;
  • Dominar o seu vocabulário crítico;
  • Conhecer os mecanismos e os critérios da apreciação estética;
  • Ser capaz de produzir textos de índole crítica;
  • Estruturar e transmitir conhecimentos no domínio das artes;
  • Realizar experiências criativas, explorando a diversidade expressiva, técnica e temática de cada uma das artes.

A investigação e a pesquisa serão realizadas tanto em contexto arquivístico como em contacto com o universo criativo da contemporaneidade.

 

Saídas Profissionais

Programador, Gestor Cultural ou Assessor em centros culturais, museus, cinematecas, cine-teatros, orquestras, companhias de teatro, editoras, fundações, associações, autarquias, estruturas empresariais e outras. – Autor, Produtor ou Assistente em projetos culturais e artísticos nos domínios do cinema, da fotografia e do audiovisual, da música, do teatro e das artes performativas em geral. – Docente ou investigador. – Jornalista Cultural.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes, depois de obterem o grau de mestre neste ciclo de estudos, para além de estarem habilitados a ter uma visão crítica da cultura e da arte, nomeadamente nos domínios específicos do Cinema, do Teatro e da Música, devem adquirir competências práticas de investigação e produção de conhecimento numa destas áreas ou no seu cruzamento, práticas de transferência de conhecimento através de projetos de criação ou programação artístico-cultural e práticas de assessoria na área das indústrias culturais e criativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *