Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

Os objectivos gerais deste ciclo de estudos estão de acordo com o Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de Maio que define o regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário e com a Visão da Universidade de Coimbra e suas linhas orientadoras: investigação, ensino, transferência de conhecimento e recursos (“Promover uma gestão proativa, racional, responsável e rigorosa dos recursos, com base em critérios de economia, eficácia e eficiência, incrementando o potencial de participação da comunidade universitária e da sociedade nos mais diversos domínios”).

 

Saídas Profissionais

Titulares de habilitação profissional para a docência nos termos definidos no Artigo 4.º do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os principais objetivos do ciclo de estudos são os seguintes:

  • Conhecer as orientações curriculares e os conteúdos programáticos vigentes do ensino básico e secundário da Biologia e Geologia, e de metodologias de ensino corretas, do ponto de vista científico e pedagógico.
  • Saber utilizar na prática pedagógica os conhecimentos construídos nas áreas de estudo, incluindo a planificação de aulas, elaboração e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos, e de avaliação de acordo com os modelos de ensino vigentes.
  • Saber adaptar o desempenho a variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento humano, tanto em termos de ensino a alunos de diversos níveis etários e disponibilidade para a aprendizagem, como perante alterações curriculares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, e outras.
  • Fomentar boas práticas de aprendizagem e avaliação.
  • Conhecer a realidade escolar, incluindo o enquadramento legislativo da organização das escolas, permitindo uma cooperação com os órgãos diretivos das escolas e com a comunidade escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *