Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UMA | FCEE
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário da Penteada (no Caminho da Penteada), Caminho da Penteada 16, 9020-105 Funchal   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O ciclo de estudos orientado para a obtenção do grau de mestre em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário compreende 4 semestres (2 anos letivos), sendo concedido o grau a quem nele obtiver 120 ECTS.

Este mestrado visa a formação de professores de Matemática para o 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de competências matemáticas iniciadas no primeiro ciclo de estudos, bem como a aquisição e desenvolvimento de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função de docência no Ensino da Matemática.

 

Objetivos

Pretende-se que os alunos, durante o decorrer do curso: adquiram conhecimentos e capacidades de reflexão sobre o exercício da docência e a realidade escolar, tendo em atenção as realidades que compõem (contexto social, avaliação, legislação, planificação e organização do ensino, entre outros); desenvolvam estratégias diversificadas de ensino que fomentem a criatividade, espírito crítico e o trabalho metódico, bem como desenvolvam capacidades para identificar e ultrapassar dificuldades de aprendizagem; promovam aprendizagens tendo em consideração o programa curricular de turma e desenvolvimento de competências previstas pelo mesmo. A conclusão deste ciclo de estudos envolve a defesa pública de um relatório sobre uma unidade curricular realizada durante a prática de ensino supervisionada.

 

Saídas Profissionais

Os graduados deste curso estarão habilitados profissionalmente para a docência da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Nos termos do Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro, a aprovação no 2º Ciclo de estudos é obrigatória para a profissionalização docente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *