Engenharia Química

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A engenharia química ocupa uma posição única na ligação entre as ciências moleculares e a engenharia. Tradicionalmente ligados aos processos de refinação, petroquímica e químicos de base, os engenheiros químicos estão hoje a liderar novos desenvolvimentos nas áreas da saúde, biotecnologia, materiais avançados, energia, produtos de consumo e soluções ambientais. Com a licenciatura em Engenharia Química, o ISEP forma profissionais capazes de gerirem projetos ao nível de produtos e processos, em ambientes industriais e laboratoriais.

Os estudantes adquirem conhecimentos multidisciplinares que os preparam para apoiar a inovação tecnológica e a sustentabilidade das organizações ao nível da produção industrial, controlo de qualidade, gestão ambiental, energia e desenvolvimento de novos produtos e materiais. O curso aborda áreas nucleares da engenharia e específicas da engenharia química, através de uma perspetiva de saber aplicado. Todos os semestres, os estudantes realizam estudos de caso e elaboram trabalhos laboratoriais.

O curso termina com o desenvolvimento de um projeto final em ambiente empresarial ou académico. Recentemente, os finalistas da licenciatura apresentaram estudos sobre a otimização do processo de produção de biodiesel; a implementação de metodologias Kaizen numa refinaria; a monitorização de efluentes em aterros; o desenvolvimento de novos produtos para pavimentos; o controlo de qualidade de águas para consumo humano e projetos de produção de cerveja e produção de leite, entre outros exemplos.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações.

Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Os licenciados em Engenharia Química poderão desenvolver atividades ao nível do processo e gestão industrial, controlo de qualidade laboratorial e industrial desenvolvimento de novos materiais e produtos, gestão ambiental metodologias analíticas investigação e formação entre outras oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.