Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
Pretende-se que os doutorandos desenvolvam competências, aptidões e métodos de investigação no domínio da Engenharia Química que lhes permitam exercer funções em empresas industriais e de serviços, em laboratórios e institutos de investigação, no Ensino Superior e na administração pública em geral. Esta formação permite complementar conhecimentos na área da Engenharia Química, para uma formação mais avançada e atualizada neste âmbito, e também criar condições para estudantes de outras áreas que pretendam desenvolver trabalhos neste domínio científico.
Os detentores deste grau ficarão solidamente preparados para desempenhar cargos de elevada exigência tecnológica de nível nacional e internacional e serão detentores de uma experiência de investigação em Engenharia Química que lhes permitirá uma integração facilitada em departamentos de I&D de empresas.
Saídas Profissionais
- Indústrias Químicas: papel, celulose, cerâmica e vidro, cimentos, petroquímica, plásticos, detergentes, tintas, têxtil.
- Ambiente- estações de tratamento de efluentes domésticos (ETAR) e industriais (ETARI), consultoria e licenciamento industrial e ambiental, qualidade & ambiente.
- Indústria farmacêutica e biotecnológica.
- Indústria alimentar e agroalimentar.
- Sector público: administração central e regional.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os estudantes devem ter capacidade de compreensão sistemática do domínio científico de estudo revelando competências e domínio dos métodos de investigação associados à área de Engenharia Química. Tendo em conta elevados padrões de qualidade e integridade, espera-se que o doutorado desenvolva a capacidade de conceber, projectar, adaptar e realizar trabalho de investigação relevante e original de uma forma autónoma e responsável. Estas aptidões são alicerçadas na experiência entretanto adquirida no programa doutoral e no conjunto de trabalhos de investigação realizados e devidamente arbitrado por pares e divulgados no âmbito nacional e internacional. A análise critica, a avaliação e síntese de novas e complexas ideias são competências inestimáveis para a sua actividade futura. A experiência adquirida na escrita e apresentação pública da tese e de publicações científicas em revistas da especialidade é uma alavanca preciosa para promover o progresso tecnológico, social ou cultural da sociedade em geral.