Engenharia Mecânica Automóvel

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A engenharia mecânica automóvel dedica-se ao estudo e desenvolvimento de veículos mais seguros, confortáveis e eficientes. Com forte orientação para a inovação tenológica, esta área procura soluções ao nível do desempenho e comportamento, consumos e emissões, segurança ativa e passiva, ergonomia e manutenção. Com a licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel, o ISEP forma profissionais com competências para o desenvolvimento de produto, gestão de oficinas, serviço pós-venda e apoio técnico. O curso parte de uma base de engenharia mecânica, onde os estudantes desenvolvem conhecimentos ao nível dos materiais, estruturas, mecanismos, processos de fabrico e processos térmicos, que complementa com conhecimentos específicos da área automóvel, ao nível da tecnologia de veículos, eletrónica, gestão e legislação.

Para apoiar uma rápida integração no mercado de trabalho, o plano de estudos possui uma forte componente teórico-prática, assente em aulas laboratoriais. Ao longo do curso, os estudantes têm também a oportunidade de participar em diversos seminários e formações práticas com peritos do setor e podem ainda participar em atividades extracurriculares ligadas ao Motorsport e competição automóvel. Esta opção ímpar no norte de Portugal beneficia da sinergia com a Toyota e possibilita o desenvolvimento do projeto final de curso junto de uma empresa. Grau conferido Licenciado/a em Engenharia Mecânica Automóvel Horários O curso é lecionado em horário diurno, podendo os estudantes frequentar algumas unidades curriculares em horário pós-laboral e optar entre o regime integral ou parcial.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos . Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Os licenciados em Engenharia Mecânica Automóvel poderão desenvolver atividades de projeto automóvel direção técnica em representantes de marca gestão de oficinas manutenção de frotas consultoria e formação na área da mecânica automóvel competição automóvel, empresas de desenvolvimento, projeto, fabrico e montagem de veículos entre outras oportunidades.

Nos últimos anos, diplomados do ISEP começaram a trabalhar em:

  • Importadores e representantes de veículos e equipamentos;
  • Empresas de assistência e reparação multimarca;
  • Centros de formação técnica do setor automóvel;
  • Empresas de transformação de veículos;
  • Apoio técnico especializado em equipas de competição automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.