Engenharia Mecânica

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A engenharia mecânica dedica-se à transformação de energia em movimento. Está presente em todas as soluções de mobilidade e transporte, mas também trabalha com novos materiais, gestão industrial, produção energética e na construção de infraestruturas, desenvolvendo soluções de inovação tecnológica para a competitividade das organizações e o bem-estar humano.

Com a licenciatura em Engenharia Mecânica, o ISEP forma profissionais capazes de aplicarem princípios da física e das ciências dos materiais para analisar e resolver problemas de conceção, implementação e manutenção de processos e produtos mecânicos e térmicos. Cruzando componentes tecnológicas e práticas com perspetivas de sustentabilidade económica e ambiental, o curso transmite uma sólida formação em ciências de base (matemática, física, materiais e desenho técnico) e conhecimentos específicos de construções mecânicas, fluídos e calor, gestão industrial e materiais e processos de fabrico.

O plano de estudos contempla ainda competências transversais e promove a realização de trabalhos práticos semestralmente, de modo a aplicar conhecimentos e apoiar capacidades de trabalho autónomo e em equipa. Nos últimos anos, os finalistas da licenciatura em Engenharia Mecânica apresentaram estudos sobre linhas de produção industrial, sistemas de aquecimento e ventilação de naves fabris, máquinas de corte e transportadores telescópicos para peças plásticas, entre outros exemplos.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do  Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à  Ordem dos Engenheiros  ou à  Ordem dos Engenheiros Técnicos . Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Os licenciados em Engenharia Mecânica poderão desenvolver atividades ao nível de projeto, conceção e manutenção de máquinas e equipamentos controlo de processos e sistemas mecânicos e térmicos gestão de operações logística qualidade industrial ambiente e segurança entre outras oportunidades. Nos últimos anos, diplomados do ISEP iniciaram a sua carreira em empresas dedicadas à metalomecânica construções mecânicas energia ramo automóvel aeronáutica transportes setor farmacêutico indústria dos moldes têxtil agroalimentar e organizações dedicadas à investigação e consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.