Engenharia Mecânica

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DEM
ID:
MI
CREDITOS:
300

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado Integrado

Objetivos do Curso

O nível de conhecimentos técnicos e científicos exigido a um aluno do MIEM, em cada uma das suas duas áreas de especialização, que aliados a uma capacidade integradora e ao desenvolvimento de um forte espírito crítico, fazem com que os alunos sejam capazes de solucionar problemas complexos em diversos sectores industriais , tais como: metalomecânica, transportes, energia, aquecimento, ventilação, instalações industriais, plásticos e moldes, entre muitos outros.
Os titulares do MIEM têm acesso ao exercício da profissão de engenheiro na indústria, serviços e sector público.

Os alunos do MIEM têm a oportunidade de desenvolver trabalho original, através da sua dissertação de mestrado, que pode decorrer em ambiente académico ou industrial, em contexto de investigação mais ou menos aplicada. Em cada área de especialização do curso, existem ainda disciplinas com um forte pendor de estímulo a inovação, quer pelos conhecimentos que proporcionam quer pelos desafios que colocam ao estudante.

 

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os detentores de formação em Engenharia Mecânica são talvez as mais abrangentes no mercado de emprego em Engenharia. Com efeito, os Engenheiros Mecânicos, como profissionais habilitados a desempenhar funções nas áreas de Concepção, Projeto, Fabrico, Manutenção, Gestão e Consultadoria, encontram facilmente emprego em Empresas de praticamente todos os sectores económicos. Os Engenheiros Mecânicos formados pela FCTUC têm elevada empregabilidade. Num inquérito recentemente efectuado aos antigos alunos do DEM/FCTUC, 90% dos inquiridos tinha conseguido um emprego em menos de um mês após a conclusão do ciclo de estudos.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

De acordo com o espirito do mestrado integrado, os três primeiros anos têm um carácter essencialmente estruturante e de banda larga, dando uma formação de 1º Ciclo em todas as áreas formativas, nomeadamente, Matemática, Física, Programação, Termodinâmica, Fluidos e Materiais. Nos dois últimos anos complementa-se a formação em matérias de interesse geral para áreas formativas finais. Surge aqui alguma formação nas áreas transversais (Higiene e Segurança, Manutenção) e nas áreas complementares (Eletrotecnia, Economia, Gestão) que assumem grande relevância em muitos contextos profissionais de Engenharia Mecânica.

A integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos é feita nas unidades curriculares de Projeto de Sistemas e Dissertação de Mestrado. Deste modo, o curso articula-se em torno de “linhas formativas principais”, todas elas com maior ou menor profundidade e autonomia formativa, com uma boa largura de banda. As linhas formativas principais podem ser resumidas nos seguintes aspectos: Conceção e Projeto Mecânico, Tecnologias de Produção, Energia e Ambiente, Medicão, Controlo e Atuação e Gestão Industrial. A grande oportunidade do curso para o estudante desenvolver trabalho original surge na dissertação de mestrado, que pode decorrer em ambiente académico ou industrial, em contexto de investigação mais ou menos aplicada. Em cada área de especialização do curso, existem ainda disciplinas com um forte pendor de estímulo à inovação, quer pelos conhecimentos que proporcionam, quer pelos desafios que colocam ao estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *