Engenharia Informática - Engenharia de Software

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
ME
CREDITOS:
90

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Mestrado em Engenharia Informática tem como objetivo o aprofundamento de conhecimento e competências de Engenharia Informática partindo duma base técnico-científica conferida por uma licenciatura em Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou semelhante.

O curso tem como objetivo o treino de profissionais qualificados para a prática de Engenharia Informática com elevada qualidade técnica, científica, ética e humana no amplo contexto de profissões de Engenharia Informática.

O curso fornece ainda uma educação coesa e sólida que permite ao graduado prosseguir a carreira de investigador e doutoramento. De forma a alinhar o mestrado com as necessidades de Mercado, o curso oferece um plano de estudos flexível e heterogéneo organizado em quatro áreas de especialização:

  • Sistemas Computacionais
  • Sistemas de Informação e Conhecimento
  • Sistemas Gráficos e Multimédia Engenharia de Software
  • Objetivos Educacionais

Os graduados do MEI:

Demonstrarão competências profissionais de alto nível. Os graduados são engenheiros informáticos altamente qualificados, integrando o mercado de trabalho global de forma rápida e previsível, aplicando competências apropriadas aos desafios da sociedade do século XXI, na qual as tecnologias da informação e conhecimento são ubíquas.

Revelarão atitudes humanas, sociais e ambientais reconhecidas. Os graduados demonstrarão competências e ética sociais, prática profissional e ambiental através da promoção de métodos rigorosos, de cultura de trabalho em equipa e de atitudes sociais e ambientais construtivas.

Demonstrarão capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Os graduados demonstrarão uma cultura de avaliação contínua e de aprendizagem/melhoria ao longo da vida, aceitando com naturalidade as constantes alterações.

Perseguirão realização profissional. Cumprindo a missão do ISEP, os graduados envolver-se-ão em interações com universidades, empresas e unidades de investigação e desenvolvimento nacionais e estrangeiras, estimulando assim percursos de empreendedorismo, liderança, inovação, investigação e desenvolvimento em contexto nacional ou internacional.

No momento da conclusão do curso, os graduados do MEI demonstram:

  • Aptidão para aplicar conhecimento matemático, científico e de engenharia a problemas de engenharia informática.
  • Aptidão para desenhar e conduzir experiências, bem como analisar e interpretar dados.
  • Aptidão para desenhar sistemas, componentes ou processos que atendam às necessidades dentro de restrições económicas, ambientais, sociais, políticas, éticas, de saúde, de segurança, de produção e de sustentabilidade realistas, e em particular: Ponderar, sintetizar e avaliar conhecimento e ferramentas existentes relacionadas com o problema e a solução; Desenhar soluções (e.g. manutenção, reengenharia, desenvolvimento) para o problema, adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.
  • Aptidão para trabalhar em equipas multidisciplinares.
  • Aptidão para identificar, formular e resolver problemas de engenharia informática, através de: Analisar e sintetizar o problema e requisitos, Implementar a solução desenhada, verificar, validar e avaliar a solução implementada, adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.
  • Compreensão de responsabilidade profissional e ética.
  • Aptidão para comunicar efetivamente, adotando linguagem apropriada de acordo com as partes interessadas, e particularmente usando linguagens, artefactos e práticas de engenharia informática sintática e semanticamente rigorosas.
  • Educação ampla necessária para compreender o impacto das soluções de engenharia num contexto global, económico, ambiental e social.
  • Reconhecimento da necessidade e aptidão para se empenhar na aprendizagem ao longo da vida.
  • Conhecimento de questões contemporâneas.
  • Aptidão para usar técnicas, competências e ferramentas modernas de engenharia necessárias para a prática de engenharia informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.