Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O Mestrado em Engenharia Informática tem como objetivo o aprofundamento de conhecimento e competências de Engenharia Informática partindo duma base técnico-científica conferida por uma licenciatura em Engenharia Informática, Ciência de Computadores ou semelhante.
O curso tem como objetivo o treino de profissionais qualificados para a prática de Engenharia Informática com elevada qualidade técnica, científica, ética e humana no amplo contexto de profissões de Engenharia Informática.
O curso fornece ainda uma educação coesa e sólida que permite ao graduado prosseguir a carreira de investigador e doutoramento. De forma a alinhar o mestrado com as necessidades de Mercado, o curso oferece um plano de estudos flexível e heterogéneo organizado em quatro áreas de especialização:
- Sistemas Computacionais
- Sistemas de Informação e Conhecimento
- Sistemas Gráficos e Multimédia Engenharia de Software
- Objetivos Educacionais
Os graduados do MEI:
Demonstrarão competências profissionais de alto nível. Os graduados são engenheiros informáticos altamente qualificados, integrando o mercado de trabalho global de forma rápida e previsível, aplicando competências apropriadas aos desafios da sociedade do século XXI, na qual as tecnologias da informação e conhecimento são ubíquas.
Revelarão atitudes humanas, sociais e ambientais reconhecidas. Os graduados demonstrarão competências e ética sociais, prática profissional e ambiental através da promoção de métodos rigorosos, de cultura de trabalho em equipa e de atitudes sociais e ambientais construtivas.
Demonstrarão capacidade de aprendizagem ao longo da vida. Os graduados demonstrarão uma cultura de avaliação contínua e de aprendizagem/melhoria ao longo da vida, aceitando com naturalidade as constantes alterações.
Perseguirão realização profissional. Cumprindo a missão do ISEP, os graduados envolver-se-ão em interações com universidades, empresas e unidades de investigação e desenvolvimento nacionais e estrangeiras, estimulando assim percursos de empreendedorismo, liderança, inovação, investigação e desenvolvimento em contexto nacional ou internacional.
No momento da conclusão do curso, os graduados do MEI demonstram:
- Aptidão para aplicar conhecimento matemático, científico e de engenharia a problemas de engenharia informática.
- Aptidão para desenhar e conduzir experiências, bem como analisar e interpretar dados.
- Aptidão para desenhar sistemas, componentes ou processos que atendam às necessidades dentro de restrições económicas, ambientais, sociais, políticas, éticas, de saúde, de segurança, de produção e de sustentabilidade realistas, e em particular: Ponderar, sintetizar e avaliar conhecimento e ferramentas existentes relacionadas com o problema e a solução; Desenhar soluções (e.g. manutenção, reengenharia, desenvolvimento) para o problema, adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.
- Aptidão para trabalhar em equipas multidisciplinares.
- Aptidão para identificar, formular e resolver problemas de engenharia informática, através de: Analisar e sintetizar o problema e requisitos, Implementar a solução desenhada, verificar, validar e avaliar a solução implementada, adotando práticas e ferramentas apropriadas de engenharia informática.
- Compreensão de responsabilidade profissional e ética.
- Aptidão para comunicar efetivamente, adotando linguagem apropriada de acordo com as partes interessadas, e particularmente usando linguagens, artefactos e práticas de engenharia informática sintática e semanticamente rigorosas.
- Educação ampla necessária para compreender o impacto das soluções de engenharia num contexto global, económico, ambiental e social.
- Reconhecimento da necessidade e aptidão para se empenhar na aprendizagem ao longo da vida.
- Conhecimento de questões contemporâneas.
- Aptidão para usar técnicas, competências e ferramentas modernas de engenharia necessárias para a prática de engenharia informática.