Engenharia Informática

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Hoje em dia, a Informática é demasiado abrangente para ter uma definição. Inclui a concepção e construção de sistemas de hardware e software; concepção e gestão de redes e sistemas de informação; tratamento, estruturação e gestão de vários tipos de informação; estudos científicos que utilizam computadores; dotar os sistemas de computadores de comportamento inteligente; criação e utilização de comunicações e jogos; etc. A lista é praticamente interminável e as possibilidades são cada vez mais vastas.

Segundo a União Europeia, em 2020 faltarão na Europa haverá mais de 750.000 vagas por preencher na área da Informática. Cerca de metade dos novos empregos criados na Europa para licenciados serão na área da Informática e afins. Com a licenciatura em Engenharia Informática, o ISEP forma profissionais altamente competentes, especializados na área da Engenharia de Software, isto é, o estudo e aplicação da engenharia para o design, desenvolvimento e manutenção de software, qualquer que seja o tipo de plataforma (computadores, telemóveis, tablets, consolas de jogos, sistemas embebidos, etc.).

A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) foi a primeira licenciatura em Portugal distinguida com a certificação de qualidade EUR-ACE da Ordem dos Engenheiros (2013), reconhecida em toda a Europa, América Latina e Ásia. Esta certificação atesta a qualidade de um dos cursos mais inovadores em Portugal, com uma estrutura baseada nas melhores práticas internacionais, nomeadamente da ACM, IEEE e CDIO Initiative , de que o ISEP é membro, criado pelo MIT e pela Universidade de Chalmers, agrupando mais de 130 das melhores escolas de Engenharia a nível mundial. Tendo uma orientação prática, focada na Engenharia, os licenciados da LEI adquirem durante o curso sólidas competências teóricas e grande experiência nas melhores práticas internacionais de desenvolvimento de software (Scrum, Software Patterns, Continuous Integration, TDD, etc.).

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos . Perspetivas de carreira Sendo licenciado em Engenharia Informática, podes desenvolver a tua atividade profissional em áreas como o desenvolvimento de software (Web, móvel, jogos, etc.), administração de sistemas e redes, desenvolvimento e administração de bases de dados, etc.

Prosseguindo para o Mestrado em Engenharia Informática, podes ainda especializar-te em áreas como a Business Intelligence, Multimédia, Segurança Informática e a Engenharia de Software. São todas áreas com grande oferta de emprego por parte das empresas, tanto na zona do Porto/Norte, como no resto de Portugal e no estrangeiro.

É a área com mais empregabilidade no país e na Europa. O selo europeu de qualidade EUR-ACE é garantia que a qualidade do curso é reconhecida em toda a Europa e num número crescente de países espalhado pelo mundo (Rússia, China, América Latina, etc.).

Os licenciados da LEI têm acesso garantido ao Mestrado de Engenharia Informática do ISEP, também ele com certificação de qualidade EUR-ACE da Ordem dos Engenheiros. Ou podem candidatar-se a qualquer outro mestrado nacional (incluindo mestrados integrados) ou estrangeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.