Engenharia Geotécnica e Geoambiente

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A engenharia geotécnica e geoambiente trabalha com solos, o subsolo e rochas. Esta área transversal explora potencialidades da engenharia e das ciências da terra para implementar projetos de construção, extração sustentável de matérias-primas e proteção ambiental. As escavações dos túneis do metro, a prospeção de gás natural, a preservação das zonas costeiras e o desmonte com explosivos são apenas alguns exemplos das suas vastas aplicações. Com a licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente, o ISEP forma profissionais capazes de exercerem funções de estudo, planeamento e gestão de projetos nas áreas da geoengenharia, geociências e geotecnologia.

Esta opção para pessoas que gostam de trabalhar ao ar livre e em gabinete permite conjugar a forte tradição do ISEP nesta área com uma perspetiva fortemente tecnológica e orientada para a inovação. O plano de estudos desenvolve conhecimentos de física, geologia, desenho técnico, mecânica dos solos e gestão de projetos e aproveita a realização de trabalhos práticos para testar competências e estimular capacidades de raciocínio lógico, criatividade e de trabalho em equipa. Ao longo do curso, os estudantes podem participar em visitas de estudo para contactar com empresas e conhecer a realidade do setor. O objetivo do curso é formar profissionais com elevados padrões de qualidade científica, técnica, ética, deontológica e de relações interpessoais, preparando-os para trabalhar em ambientes multiculturais em qualquer parte do mundo.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do  Quadro Nacional de Qualificações . Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à  Ordem dos Engenheiros  ou à  Ordem dos Engenheiros Técnicos . Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Os licenciados em Engenharia Geotécnica desenvolvem a sua atividade em vários setores da atividade industrial, tais como a prospeção e exploração de georrecursos minerais, de petróleo e gás natural e das águas subterrâneas, nas diferentes áreas da geotecnia ambiental, nas obras geotécnicas, na utilização e manuseamento de explosivos paras usos civis os e nas geociências de engenharia. Esta atividade profissional é vocacionada para pessoas que para além de gostar da área da engenharia em gabinete, queram ter a possibilidade de também poder realizar trabalho de campo ao ar livre.

Os diplomados poderão desenvolver atividades de planeamento, projeto, construção, direção, coordenação, fiscalização e investigação de projetos de geoengenharia. O curso proporciona todas as competências para que os futuros geoprofissionais sejam rigorosos, produtivos e, principalmente, eficientes preparado-os com um perfeito domínio das modernas metodologias, técnicas e conhecimentos em geotecnia para lidarem com a complexidade e diversidade de forma criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.