Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) é herdeira de conhecimentos e experiência acumulados ao longo de várias décadas, remontando à fundação da própria Universidade de Aveiro. O ensino nesta área foi evoluindo, passando por diversas revisões curriculares, que mantiveram atual um curso que se afirmou em Portugal e no estrangeiro como uma referência na área da Engenharia Eletrotécnica.

Ao longo da história do curso, a sua área de intervenção tem sofrido os ajustes a que a realidade sempre nova obriga. As áreas das TICE têm evoluído de forma flagrante e revelando uma importância sempre crescente nos últimos anos. A LEEC é, sem dúvida, uma mais-valia no cenário nacional, pois combina um historial importante com um corpo docente de reconhecido mérito científico internacional, que garante a qualidade científica do curso a nível nacional e internacional.

A LEEC pretende aproximar ainda mais os alunos da componente prática em engenharia desde o primeiro ano do curso e dar-lhes uma formação abrangente mais adequada para enfrentar a continuação dos estudos e o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e dinâmico. Trata-se de uma preocupação antiga, mas os constantes desafios obrigam a uma atenção constante. Pretende-se uma formação promotora de empreendedorismo e a pró-atividade no trabalho, e que desenvolva a capacidade de resolver problemas trabalhando em equipas multidisciplinares, cada vez mais comuns.

A LEEC tem como objetivo dar uma formação sólida em ciências de base, e de espectro largo ao nível das ciências da especialidade, formando técnicos a nível superior, capazes de desempenhar funções de planeamento e projeto nos domínios dos Sistemas Eletrónicos (analógicos e digitais), Computadores, Telecomunicações, Instrumentação, Automação e Controlo e Análise e Processamento de Sinal.

Através de uma formação sólida em ciências de base, pretende fornecer aos seus diplomados uma mais fácil e eficaz adaptação à rápida evolução tecnológica. Através de uma formação de espectro largo ao nível das ciências da especialidade, procura dotar os seus diplomados de uma maior flexibilidade e visão de conjunto sobre a área profissional a que se destina.

A formação oferecida pela LEEC é orientada tanto para as exigências atuais da indústria nacional, como para domínios tecnológicos mais avançados que virão a ter reflexos no país a médio e longo prazo.

 

Saídas Profissionais

Os futuros licenciados em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (LEEC) terão as competências necessárias para dar continuidade aos seus estudos nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações, Computadores, Robótica e cursos afins.

Em termos de saídas profissionais, as áreas científicas do curso (Eletrotécnica e Computadores) garantem uma ligação forte ao tecido empresarial, fruto da proximidade institucional aos Institutos de Engenharia Eletrónica e Informática (IEETA) e de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Unidades de Investigação de excelência na área, que promovendo a ligação com empresas na região, muitas delas criadas por antigos alunos que frequentaram cursos anteriores no DETI (Licenciatura e Mestrado).

Aveiro conta com a presença de diversas empresas na área das TICE, como, por exemplo, a Altice Labs, centro de investigação mundial do grupo Altice na área das Telecomunicações, a InovaRia que tem como associados a NEC, Nokia Siemens Networks, Ericsson ou Altice Labs para além de muitas PMEs, a BOSCH Termotecnologia, bem como diversas empresas spin-off ou de antigos alunos do DETI, tais como HFA, WAVECOM, Micro I/O, Exatronic, Globaltronic, BeeVeryCreative, Veniam, PicAdvanced, Exatronic, Wiseware, Ubiwhere, Watgrid, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.