Engenharia Eletrotécnica

logo ualg institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAlg
ID:
DR
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Estr. da Penha 139, 8005-139 Faro   Ver mapa

Categorias

Doutorado

Apresentação do Curso

O Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica tem por é preparar profissionais para a liderança em carreiras de investigação e desenvolvimento na indústria, universidades e iniciativas empresariais independentes.
Todos os cursos e seminários deste curso são leccionados em Inglês.

Este doutoramento oferece 4 áreas de especialização:

  • Electrónica e optoelectrónica
  • Telecomunicações e redes
  • Processamento de sinal
  • Sistemas inteligentes

As áreas de especialização estão a alicerçadas em unidades I&D de excelência e numa rede efetiva e multidisciplinar de colaborações, salienta-se o Instituto de Telecomunicações (IT-Lisboa), o Centro de Electrónica Optoelectrónica e Telecomunicações (CEOT), o instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e os laboratórios da UAlg, SIPlab, GPSbio, Grupo de Sistemas de Controlo.

As principais áreas de investigação que suportam os projetos de dissertação deste doutoramento são:

  • Electrónica orgânica e nanoelectrónica com aplicações nas áreas da medicina e em biossensores. Electrónica impressa e flexível para grandes áreas e componentes electrónicos emergentes.
  • Acústica submarina com atividade na monitorização e proteção do meio marinho, aquisição e transmissão de dados, monotorização, redes de sensores oceânicos, monitorização da vida marinha e da biodiversidade costeira, o aproveitamento energético, a monitorização e controlo ambiental, a observação e modelação de fenómenos oceânicos.
  • Electromedicina com uma componente forte em processamento de sinais biomédicos, interfaces electrónicas para a medicina, e engenharia biomédica. Colaborações ativas estão estabelecidas com os cursos de saúde, de medicina e investigação biomédica desenvolvendo uma atividade emergente e pioneira em Portugal.
  • Processamento de imagem focada no desenvolvimento de modelos na área robótica cognitiva.
  • Sistemas Inteligentes com uma atividade relevante na área do controlo inteligente de edifícios e na gestão de recursos energéticos renováveis.

 

Saídas Profissionais

Empresas de telecomunicações, de desenvolvimento de tecnmologia eletrónica, instrumentação eletrónica, consultoria, laboratórios e centros de investigação ou carreira académica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.