Engenharia e Gestão Industrial

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI) da UA tem como objetivo formar diplomados com uma formação sólida e multidisciplinar, nas ciências de base e nas ciências aplicadas aos sistemas de engenharia, e com um domínio dos conceitos, métodos e ferramentas de EGI, nomeadamente em Operações, Logística e Qualidade, bem como em Energia, Sistemas de Informação e Apoio à Decisão. Pretende-se ainda dotar os profissionais de conhecimento e compreensão em disciplinas de Ciências Sociais, incluindo a Gestão e a Contabilidade. Este ciclo de estudos (CE) enquadra-se numa formação orientada para o exercício de funções de responsabilidade intermédia, ao nível da análise, projeto, melhoria e controlo de fluxos e de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos, informação e energia. O desenvolvimento de uma formação alinhada com as necessidades do mercado é também uma das preocupações da LEGI, assim como o desenvolvimento de competências base necessárias para responder aos atuais desafios societais, designadamente os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

Este CE prepara, assim, os seus diplomados com uma estrutura multidisciplinar de conhecimentos, podendo estes vir a ser aprofundados em formações posteriores, ao nível do 2º ciclo de estudos em Engenharia e Gestão Industrial, com vista a promover carreiras profissionais nos mais diversos setores e áreas de atividade.

 

Saídas profissionais

Os titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (EGI) adquirem, ao longo da sua formação, um conjunto alargado de conhecimentos e competências em diferentes áreas do saber, realçando:

  • O domínio profundo dos conceitos e métodos específicos da Engenharia e Gestão Industrial, nomeadamente nas áreas de Gestão de Operações, Métodos Quantitativos Aplicados e Sistemas de Informação.
  • A capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos de forma a resolver problemas técnicos complexos, efetuar a interligação entre a gestão, a tecnologia, as operações e os sistemas de informação e avaliar as consequências das ações a propor.
  • A capacidade de criar, inovar, decidir e liderar.
  • A capacidade para tomar decisões ao nível operacional e estratégico e atuar como agente de mudança.
  • A capacidade para avaliar os impactos sociais das decisões tomadas ou propostas.
  • A capacidade de integrar conhecimentos não formais e do ambiente externo na tomada de decisões.
  • A capacidade para comunicar informação, ideias, problemas e soluções para audiências de especialistas ou não especialistas.
  • A facilidade em interagir com diferentes stakeholders nas organizações (em particular no que diz respeito à comunicação oral e escrita).
  • Capacidade em gerir, comunicar e partilhar de informação no contexto gestão de projetos complexos, associados à dinâmica da digitalização (Indústria 4.0);
  • A capacidade para prosseguir os estudos de modo auto-direcionado e autónomo, ao nível do mestrado.

Deste modo, o perfil flexível e multifacetado dos titulares do grau de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, permitir-lhes-á desempenhar funções num amplo leque de setores. De facto, dado o seu conhecimento sobre o funcionamento dos processos de fabrico associados a diferentes tipos de setores industriais e os conhecimentos de gestão global e técnica que possuem, ficam aptos a desempenhar funções na área de gestão das operações em empresas industriais dos mais diversos setores, empresas de serviços ou organismos públicos, tais como empresas de consultadoria e auditoria, têxteis, indústria automóvel, cerâmica e vidro, eletrónica e telecomunicações, bancos, seguradoras, empresas de moldes, plásticos, indústrias metálicas e metalomecânicas, calçado, revestimentos, mobiliário, madeiras, cimentos, gabinetes de contabilidade e gestão, empresas de alimentação e bebidas, energia, indústria e comércio de frio, construção civil e imobiliárias e químicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.