Instituições de Ensino:
Objetivos do Curso
O Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial tem por objetivo dotar os seus alunos de capacidades que lhes permitam planear e gerir sistemas complexos, com fortes interações entre as variáveis humanas, financeiras, organizacionais e tecnológicas, proporcionando aos alunos uma formação sólida necessária para a sua integração no mercado de trabalho. Pretende-se assim formar quadros com competências para exercer atividades, no sector industrial e dos serviços, nas várias áreas de intervenção de um Engenheiro Industrial. O curso visa ainda fornecer uma base científica sólida na área da Engenharia e Gestão Industrial, proporcionando aos alunos as qualificações necessárias para prosseguir estudos de 3º ciclo. No final da sua formação espera-se que o aluno demonstre competências para: (1) utilizar os princípios da Engenharia e Gestão Industrial para resolver problemas reais complexos e (2) ultrapassar os desafios colocados a ele próprio, à organização onde exerce a sua atividade e à comunidade.
Saídas Profissionais
A formação em Engenharia e Gestão Industrial é a resposta para uma figura profissional emergente; o Engenheiro-Gestor. Essa nova figura evoluiu naturalmente devido às necessidades do mundo industrializado. O seu papel consiste em planear e gerir sistemas complexos com uma forte interação entre variáveis tecnológicas, económicas e organizacionais, com um enfoque na eficiência, produtividade e qualidade. Dada a sua formação, o Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pode encontrar emprego em empresas industriais ou de serviços, consultoras e instituições financeiras, abarcando um vasto leque de atividades como: planear e gerir sistemas de produção ou logísticos, planeamento estratégico, garantir a qualidade de produtos e serviços e a segurança dos operadores, gestão e planeamento da inovação e da tecnologia, liderar processos de melhoria contínua ou na gestão de empresas. Um inquérito recente aos Mestres em Engenharia e Gestão Industrial já formados pelo DEM-FCTUC mostra que estes se encontram a realizar atividades nos serviços, em empresas de consultoria e, maioritariamente, no setor industrial em funções ligadas à: produção, qualidade, logística, manutenção e melhoria de processos.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
As principais competências a desenvolver pelos alunos ao longo do curso são: Aplicar conhecimentos de matemática, ciências, engenharia e Gestão Industrial; Analisar e interpretar dados; Projetar um sistema ou processo para responder às necessidades considerando restrições realísticas de vários tipos – económicas, ambientais, sociais, éticas, de produtividade e sustentabilidade; Trabalhar em equipas multidisciplinares; Identificar, formular e resolver problemas típicos de Engenharia e Gestão Industrial; Comunicar de forma eficaz; Reconhecer a necessidade e ter capacidade para prosseguir a sua formação ao longo da vida; Planear, implementar e melhorar sistemas que incluem pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia, utilizando as ferramentas analíticas, computacionais e experimentais adquiridas ao longo do curso.