Engenharia do Ambiente

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação e Objetivos

O Mestrado em Engenharia do Ambiente (MEA) da Universidade de Aveiro (UA) tem como objetivo formar técnicos capazes de prever e caracterizar problemas e disfunções ambientais e de propor soluções para os evitar e resolver, técnica e financeiramente viáveis. Assenta na experiência e competência adquiridas na UA na área da Engenharia do Ambiente (EA), que permitem promover uma melhor integração do conhecimento numa abordagem holística de compreensão dos processos e funcionamento dos sistemas ambientais, assegurando uma formação inter e multidisciplinar em áreas diversificadas e num contexto de nível europeu, que potencia a flexibilidade e alternância no emprego.

Um Mestre em EA deve apresentar competências para apoiar a sociedade na conceção, desenvolvimento e gestão do ambiente construído, num mundo cada vez mais populoso, em simultâneo com o uso mais eficiente dos recursos e valorizando os resíduos em prol duma economia circular. Deve estar preparado para naturalmente liderar equipas multi e inter-disciplinares na prevenção e resolução de problemas ambientais, o que implica uma formação técnica sólida para trabalhar com engenheiros e especialistas de outras áreas, e também para influenciar positivamente a sociedade e os decisores. Um Meste em EA deve:
– responder às necessidades do futuro e duma sociedade cada vez mais exigente em conhecimento técnico especifico, mas também em transversalidade, com maior capacidade para compreender as lógicas da sociedade, da economia e da governação;
– lidar adequadamente com as problemáticas nacionais e com as duma Europa e dum mundo cosmopolita, em constante comunicação e com novos desafios.

 

Saídas Profissionais

Os Mestres em Engenharia do Ambiente estarão habilitados a desempenhar funções de quadros superiores nas mais variadas áreas industriais e organizacionais do setor público ou privado, cuja atividade envolva, direta ou indiretamente, interação com o meio ambiente. Os Mestres em Engenharia do Ambiente terão competências para desenvolver atividades de avaliação ambiental, incluindo diagnóstico de situações de contaminação e elaboração de estudos de impacto ambiental, gestão ambiental, incluindo planeamento de sistemas integrados de gestão ambiental, controlo integrado e tratamento da poluição nos seus vários compartimentos (água, ar e resíduos), incluindo conceção, dimensionamento e operação/exploração de sistemas/processos e tecnologias de tratamento.

Tendo em vista estas competências, as saídas profissionais são múltiplas, destacando-se as empresas industriais, de projeto, de consultoria e prestação de serviços, a administração central e local, os organismos públicos e privados relacionados com o ambiente e os laboratórios e institutos de investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.