Engenharia de Sistemas

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do  Curso

A engenharia de sistemas é uma abordagem interdisciplinar que envolve o levantamento de necessidades, planeamento, desenvolvimento e análise de sistemas que transformem conceitos em produtos e serviços de elevada qualidade. Concentra-se na criação e gestão de estruturas de desenvolvimento de processos para responder às necessidades do mercado e apoiar a competitividade das organizações. Com a licenciatura em Engenharia de Sistemas, o ISEP forma profissionais com conhecimentos de engenharias clássicas (eletrotécnica, mecânica e química) e uma sólida formação em ferramentas de informática, matemática aplicada e competências específicas de gestão.

O curso foi desenhado em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e segue boas práticas internacionais do modelo do CDIO , privilegiando a capacidade de conceber, desenvolver, implementar e operar. Através de um processo de ensino-aprendizagem com forte componente prática, os estudantes são estimulados a desenvolverem competências técnicas e uma postura criativa e empreendedora na resolução de problemas. A avaliação contínua e progressiva inclui trabalhos de grupo no final de cada semestre e possibilita a realização do projeto final de curso numa empresa ou grupo de investigação. Recentemente, os finalistas desenvolverem projetos sobre plataformas de comércio eletrónico, otimização de fluxos de informação e mapeamento e melhoria de processos industriais, entre outros exemplos.

Nos últimos anos, finalistas da licenciatura em Engenharia de Sistemas desenvolveram o projeto final de curso em empresas como a Salvador Caetano, Pamafe, Simoldes, Cabelte e grupos de investigação como o INESC TEC e CEIIA , entre outros. Parceria ISEP- AEP . Continuidade de estudos no ISEP Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia Mestrado em Engenharia Mecânica Vê os vídeos e projetos apresentados pelos finalistas do curso nas  II Jornadas de Engenharia de Sistemas.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações .

Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos.

Os licenciados em Engenharia de Sistemas distinguem-se enquanto profissionais capazes de gerir projetos e equipas multidisciplinares, podendo exercer funções ao nível de planeamento e controlo da produção, gestão e controlo da qualidade gestão de operações logística e distribuição sistemas de produção sistemas de informação, consultoria entre outras oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.