Engenharia de Proteção Civil

ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A licenciatura em Engenharia de Proteção Civil distingue-se como projeto inovador no ensino superior de engenharia em Portugal, concretizando um plano de estudos que beneficiou de uma observação prolongada da Proteção Civil e dos seus Agentes, bem como de uma análise extensiva das necessidades de um setor de atividade cada vez mais pujante que beneficia de grande interdisciplinaridade e abrangência de conhecimentos.
Suportado numa equipa docente altamente qualificada, com professores de carreira ao lado de professores com experiência de terreno amplamente comprovada, a licenciatura em Engenharia de Proteção Civil privilegia uma aliança entre o conhecimento fundamental e a prática do “saber fazer”, favorecendo a empregabilidade imediata, o sucesso e a eficácia profissional dos diplomados.

A licenciatura em Engenharia de Proteção Civil tem uma orientação profissionalizante, dotando os diplomados de um amplo leque de competências, incluindo o uso de tecnologias avançadas de caraterização e gestão do risco e o conhecimento aprofundado de planeamento, projeto, direção, gestão e auditoria e peritagem de sistemas e processos de Proteção Civil e Segurança.

 

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil pretende formar especialistas com um referencial de conhecimentos sólido, uma visão sistémica e uma atitude empreendedora e pró-ativa que os habilite como líderes e motores de mudança no quadro organizacional e institucional vigentes.
Como proposta universitária de alto nível aberta a todos os níveis etários, ele desafia os jovens em idade escolar para abraçarem uma atividade menos convencional mas também desafiante e em franco crescimento, ao mesmo tempo que oferece uma nova oportunidade de qualificação académica e de valorização perfeitamente à medida dos atuais colaboradores dos Agentes de Proteção Civil e Segurança e de todas as organizações do Terceiro Setor, respondendo às exigências de especialização e requalificação crescente de ativos, preparando-os melhor para os desafios de uma atividade cada vez mais complexa, onde o fator humano é de importância vital.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

  • Formação geral em áreas de base de Engenharia e capacidade de visão sistémica e empreendedora sobre a área de formação do curso.
  • Conhecimento aprofundado sobre o Sistema Nacional de Proteção Civil que permita uma visão integrada dos princípios, protagonistas e tecnologias da área.
  • Idem, da problemática do risco, natureza e metodologias para sua avaliação, e do histórico de acidentes mais emblemáticos de proteção civil em espaço nacional e internacional.
  • Conhecimento especializado para a prática de diferentes atos de Engenharia de Proteção Civil, nomeadamente realização de estudos, projetos e planos de emergência e de segurança e de auditorias e peritagens de segurança.
  • Capacidade de liderança e de planeamento e gestão de crises ou emergência.
  • Capacidade de auto aprendizagem, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, de avaliação e de tomada de decisões em problemas variados na área de formação com a correspondente fundamentação sob os aspetos científicos, sociais e éticos relevantes.

 

Saídas Profissionais

Bombeiros e demais agentes de Proteção Civil.
Autarquias / Corpos de Bombeiros e Serviços Municipais de Proteção Civil.
Organismos centrais e desconcentrados do Estado.
Departamentos de Segurança de empresas privadas.
Empresas que operem nas áreas da Proteção Civil e Segurança.
Profissão liberal no âmbito da Proteção Civil, Segurança e economia do Terceiro Setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.