Engenharia de Materiais

FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FEUP
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, s/n 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Mestrado de Continuidade

Objetivos

O M.EMAT visa formar graduados capazes de desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais.

Para alcançar este objetivo, o M.EMAT confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, tratando o ciclo de vida completo dos materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia.

Assim, o M.EMAT oferece uma formação em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia. Esta formação é complementada com formação em Gestão e Competências Transversais, fator de elevada importância no mundo empresarial. Pretende-se manter a forte ligação ao tecido empresarial, apoiando a realização, no último semestre do ciclo de estudos, de Dissertação em empresas da área da Engenharia de Materiais.

 

Objetivos específicos

O principal objetivo do M.EMAT é formar graduados com conhecimentos avançados em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência nas metodologias de Projeto de Produto, Tecnologias de Processa- mento e Técnicas de Caracterização, aprofundados na especialização escolhida pelo estudante (Materiais ou Metalurgia).

Com a formação avançada em Engenharia de Materiais proposta, o M.EMAT pretende formar engenheiros preparados para responder aos desafios da sociedade moderna e com capacidade para:

– refletir e intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais;

– prevenir, analisar e resolver problemas de Engenharia em contextos diversificados, incluindo nessa análise os aspetos sociais, científicos e éticos mais relevantes;

– desenvolver projetos de otimização e inovação de materiais e processos, e avaliar o respetivo impacto económico, social e ambiental;

– interagir com os pares dentro de equipas multidisciplinares, numa atitude colaborativa e de responsabilidade profissional e ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.