Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ISEP
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A evolução da medicina tem promovido uma crescente associação a aplicações de computação e técnicas de instrumentação. Seja para diagnóstico ou terapia, seja para a gestão da informação nas unidades de saúde, a engenharia e inovação tecnológica têm assumido um papel cada vez mais central na medicina contemporânea.

A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica responde à necessidade de formar profissionais que cruzem saberes da engenharia (informática, eletrotécnica, matemática e física) com os saberes das ciências da saúde. O curso forma profissionais aptos a desenvolverem e operarem aplicações e equipamentos médicos, apoiando a inovação tecnológica no setor da saúde.

O curso representa uma oferta formativa única a nível nacional e é lecionado numa forte perspetiva prática desde o primeiro ano.

Grau conferido: Licenciado/a em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica.

Nos últimos anos, finalistas da licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica desenvolveram o projeto final de curso junto do Hospital Pedro Hispano, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Trofa Saúde e em empresas que desenvolvem tecnologias para o setor da saúde como a Efacec, Intelligent Life Solutions, Efficientia, Inova+, ByMe, entre outras. Parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto.

 

Saídas Profissionais

As licenciaturas ISEP desenvolvem competências e conhecimentos técnicos, científicos e culturais com vista à inovação e exercício profissional, de acordo com o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações. Os diplomados podem assim ingressar no mercado de trabalho ao fim de três anos e solicitar a sua admissão à Ordem dos Engenheiros ou à Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os licenciados ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, no ano seguinte à conclusão do curso.

Perspetivas de carreira: Os licenciados em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica poderão desenvolver equipamentos destinados à área médica assegurar a gestão e manutenção de equipamentos médico-hospitalares fazer a gestão de informação médica em redes digitais desenvolver “software” para apoio aos sistemas de saúde monitorizar sinais biológicos e biossensores processar imagens médicas entre outras atividades.

Nos últimos anos, diplomados do ISEP começaram a trabalhar na gestão de contratos e manutenção hospitalar (Efacec), desenvolvimento de soluções personalizadas de engenharia (Sectra), como consultores técnicos (Efficientia), engenheiros de “software” (HealthyRoad, ITSector, Glintt Healthcare Solutions, Alert-Life Sciences Computing), especialistas de informática médica (Luz Saúde, Intelligent Life Solutions) coordenadores de eletromedicina (Efacec) e em manutenção hospitalar (Trofa Saúde).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.