Engenharia Civil

Logo Institucional Universidade de Aveiro eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UA
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

Os Engenheiros Civis são especialistas muito procurados pelo mercado que desempenham tarefas exigentes ao serviço da nossa sociedade. Trabalham em estreita colaboração com arquitetos, engenheiros ambientais, engenheiros eletrotécnicos, engenheiros mecânicos, economistas, advogados e outros especialistas para fornecerem as bases essenciais para processos de tomada de decisão.

Licenciatura em Engenharia Civil tem por objetivo promover uma formação de nível elevado no domínio da construção civil, garantindo aos estudantes a habilitação necessária para o desempenho de funções básicas no domínio da Engenharia Civil e, fundamentalmente, para prosseguirem estudos avançados, designadamente ao nível de mestrado.

No final do ciclo de estudos, os diplomados estarão habilitados a praticar atos de engenharia no âmbito da conceção, produção, produção de materiais, planeamento e ordenamento do território, administração pública e concessões, nos termos do estabelecido na legislação em vigor para este nível de qualificações. Poderão assim, desempenhar funções em gabinetes de projeto, em empresas de construção civil e de obras públicas, em serviços de administração central e local, nas áreas de vias de comunicação, de geotecnia, de estruturas, de obras hidráulicas, de produção e reciclagem de materiais de construção, de implementação de soluções sustentáveis.

O curso dota os seus Estudantes com:

– conhecimentos fundamentais no âmbito das ciências de base (matemática, física, química, informática e geologia);

– conhecimentos fundamentais no âmbito das ciências básicas de Engenharia Civil: desenho de construção, estática, resistência dos materiais, estruturas, materiais de construção, topografia, mecânica dos solos e hidráulica geral;

– conhecimento de fenómenos e problemas relacionados com a Engenharia Civil, no domínio de ciências de especialidade, designadamente, betão armado, física dos edifícios, tecnologia da construção, vias de comunicação, planeamento urbano;

– conhecimento e capacidade para a resolução de problemas correntes na área de Engenharia Civil;

– capacidade crítica para analisar e interpretar dados relevantes, questões científicas e sociais;

– capacidade de comunicar informação e ideias;

– capacidade de aprendizagem necessária para prosseguir estudos mais avançados e ao longo da vida com autonomia.

É ainda preocupação da Licenciatura em Engenharia Civil dotar os estudantes de competências base necessárias para responder aos atuais desafios societais, designadamente os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, a cenários de evolução do sector da construção, a problemas gerados pelas alterações climáticas e a desafios de sustentabilidade e da digitalização. Os docentes do Departamento de Engenharia Civil integram a unidade de investigação RISCO, classificada com Muito Bom pela FCT, onde se gera conhecimento num ambiente criativo e de inovação de que os estudantes usufruem e participam ativamente.

 

Saída profissional

No final do ciclo de estudos, os diplomados estarão habilitados a praticar atos de engenharia no âmbito da conceção, produção, produção de materiais, planeamento e ordenamento do território, administração pública e concessões, nos termos do estabelecido na legislação em vigor para este nível de qualificações. Poderão assim, desempenhar funções em gabinetes de projeto, em empresas de construção civil e de obras públicas, em serviços de administração central e local, nas áreas de vias de comunicação, de geotecnia, de estruturas, de obras hidráulicas, de produção e reciclagem de materiais de construção, de implementação de soluções sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.