Enfermagem Médico-Cirúrgica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Coimbra | ESenfC
ID:
CE
CREDITOS:
90

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida Bissaya Barreto Apartado 7001, 3046-851 Coimbra   Ver mapa

Apresentação do Curso

Desde 2006 que funciona o curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica«, que assegura a “aquisição de competências científica, técnica, humana e cultural adequadas à prestação de cuidados de enfermagem especializados nesta área clínica”.
Este curso tem como foco central a formação de enfermeiros com vista à intervenção especializada junto da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença crítica, com vista à promoção da sua saúde, à prevenção e tratamento da doença, à readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida, tal como proposto pela OE (2009) e publicado em Diário da República em 2011, pelo Regulamento 124/2011, para a especialidade em enfermagem em pessoa em situação crítica.

 

Objetivos

No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:

  • Criar e manter um ambiente terapêutico e seguro;
  • Gerir os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem e seus colaboradores e a articulação na equipa multiprofissional;
  • Adaptar e liderar a gestão de recursos às situações e ao contexto, visando a máxima qualidade nos cuidados;
  • Basear a sua práxis clínica especializada em sólidos, válidos e atuais padrões de conhecimento;
  • Cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e ou falência orgânica;
  • Dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítimas, da conceção à ação;
  • Maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.

 

Saídas Profissionais

A necessidade de formação académica ao nível de Pós-Licenciatura de Especialização dos enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) é real e concreta, não apenas em unidades de saúde, claramente centradas na pessoa em situação crítica, mas em praticamente todos os contextos de prestação de cuidados a nível hospitalar, onde, a qualquer momento, podem acontecer agudizações ou surgirem focos de instabilidade na pessoa internada, assim como, em diversas unidades de saúde de âmbito não hospitalar onde os saberes e as competências específicas destes enfermeiros podem contribuir para melhores resultados em saúde.

A este respeito, veja-se o recente despacho 10319/2014, do Ministério da Saúde, onde se prevê para a dotação de enfermeiros nos serviços de urgência em Portugal, que pelo menos 50% possuam competências de enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica, reconhecidos pela OE. Acredita-se que, no futuro, idênticas resoluções sejam tomadas para outras unidades de cuidados.

A empregabilidade medida aos 6 meses após o curso é de 100% em média.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Comprometemo-nos em não utilizar os seus dados de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Caso pretenda alterar ou excluir os seus dados envie um e-mail para protecaodados@eduportugal.eu

Outros Links

EduPortugal

Portal online, mantido por Instituições de Ensino Portuguesas, que auxilia os brasileiros interessados em estudar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em Portugal. Fornecemos suporte online para que você se sinta seguro e tranquilo durante todo o processo de candidatura até a sua estadia em Portugal.

Contato

Email: info@eduportugal.eu
Telefone/WhatsApp: +351 912 862 909
Messenger Facebook