Enfermagem do Trabalho

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ESSNorteCVP
ID:
PG
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua da Cruz Vermelha Cidacos - Apartado 1002 3720-126 Oliveira de Azeméis   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

No contexto atual das políticas de saúde emanadas pelas diretivas da OMS, onde se discutem as competências dos enfermeiros nas mais variadas áreas, torna-se imperativo projetar a Enfermagem do Trabalho, no âmbito dos programas de Saúde Ocupacional.

A relevância da atividade focada na Enfermagem do Trabalho privilegia a promoção e manutenção de uma boa saúde, a prevenção da doença e de acidentes no trabalho, a educação para a saúde na gestão de caso e segurança, com o propósito de promover um ambiente de trabalho saudável e seguro. Esta ênfase deve expandir-se à supervisão clínica, à gestão e à investigação.

O Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho destina-se a dar cumprimento à lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro, que procede à segunda alteração ao regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, aprovado pela Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro, que estabelece o regime jurídico da promoção da saúde e segurança do trabalho, bem como a orientação n.º 009/2014 da Direção Geral de Saúde, que permite o reconhecimento da habilitação e a autorização transitória para o exercício de Enfermagem do Trabalho.

Com o desenvolvimento deste curso pretendemos contribuir para o desenvolvimento sustentável, aumento da competitividade, melhoria da produtividade das organizações e empresas, segurança dos postos de trabalho e consolidação de uma cultura de prevenção de riscos profissionais, convergindo para a redução dos custos com os cuidados de saúde.

De acordo com a Federação dos Enfermeiros do Trabalho da União Europeia (FOHNEU, 1995), pretende-se harmonizar e reforçar a formação dos enfermeiros para que os mesmos possam desenvolver competências no âmbito da saúde ocupacional

Regime: Pós-laboral
Vagas: 29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *