Enfermagem de Saúde Familiar

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ESSNorteCVP
ID:
PG
CREDITOS:
33

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua da Cruz Vermelha Cidacos - Apartado 1002 3720-126 Oliveira de Azeméis   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

A família emerge como foco dos cuidados de enfermagem e, como tal, deverá ser entendida como unidade básica da sociedade que tem vindo a sofrer alterações aos níveis da sua estrutura e dinâmica relacional, revelando fragilidades e potencialidades que determinam a saúde dos seus membros e da comunidade onde se insere. Esta conceção vem adquirir novo impulso no contexto da reforma dos cuidados de saúde primários (CSP), com a aposta em modelos de organização de cuidados que promovem, entre outros aspetos, o desenvolvimento do trabalho em equipa nuclear de saúde familiar, a co-responsabilidade pela qualidade do desempenho e resultados atingidos.

Para a compreensão da família como unidade, é essencial a sua concetualização através de um paradigma que permita entender a sua complexidade, globalidade, reciprocidade e multidimensionalidade, numa abordagem que considera, tanto a historicidade da família, quanto o contexto. Assim, o curso de Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde Familiar, pretende capacitar os enfermeiros de competências específicas para o trabalho baseado na metodologia científica da Enfermagem de Saúde Familiar.

O enfermeiro de família, fundamentado no conceito da Organização Mundial da Saúde, surge como um profissional que integrado na equipa multidisciplinar de saúde assume a responsabilidade pela prestação de cuidados de enfermagem globais a um grupo limitado de famílias, em todo os processos de vida, nos vários contextos da comunidade. Nesse sentido, é fundamental capacitar os Enfermeiros de um corpo de conhecimentos e de competências, que os mobilize para a compreensão dos fenómenos relativos às questões da saúde familiar e que lhes permita autonomia no planeamento de cuidados, nomeadamente, na tomada de decisão em processos de avaliação e intervenção familiar.

Regime: Laboral
Vagas: 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *