Enfermagem

LOGO Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLUSO | ERISA
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua do Telhal aos Olivais 8, 1950-396 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação

Atualmente, é publicamente reconhecido que os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade. Neste sentido, torna-se imperativo a excelência da formação inicial e contínua.

A seleção da organização de ensino, concretamente a escola de enfermagem, ou a escola de saúde que integra o curso de enfermagem constitui uma pedra angular na preparação do estudante para um futuro exercício profissional responsável, face à complexidade e imprevisibilidade dos contextos onde a ciência e a arte se concretizam no cuidado.

O Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches – ERISA em Lisboa, visa assim, conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.

O plano curricular de natureza multidisciplinar e de tipologia teórica, teórico-prática, laboratorial, seminário e estágio, está organizado em oito semestres, com um total de 240 ECTS.

Releva-se uma formação em alternância entre as unidades curriculares em sala de aula e as unidades formativas em contexto clínico.

Estas últimas decorrem em cuidados de saúde primários (Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) e em cuidados de saúde diferenciados (Unidades de Medicina, Cirurgia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cuidados Intensivos, Urgência, tanto em Centros Hospitalares, como em Clínicas, nomeadamente as pertencentes ao Grupo Lusófona).

 

Objetivos

As diferentes unidades curriculares gerais e específicas, fundamentais ao entendimento e integração da globalidade da Licenciatura em Enfermagem, encontram-se distribuídas ao longo dos oito semestres letivos, de forma a que o estudante adquira as 96 competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, capacitando-o para o exercício pleno e autónomo da profissão de Enfermeiro.

Assim, para que o estudante alcance, ao longo dos quatro anos, as competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, foram definidos os seguintes objetivos gerais:

  • Garantir um desempenho profissional baseado na evidência centrado na competência técnico-científica e pautado por uma forte componente ética, deontológica e humanista.
  • Fomentar um conhecimento sustentado na ciência da enfermagem articulado com ciências de natureza biomédica fundamentais, sociais e comportamentais.
  • Promover o conhecimento teórico e teórico-prático nas áreas da gestão, qualidade em saúde e investigação.
  • Contribuir para o desenvolvimento integral de competências que conduzem à prática de cuidados de enfermagem de excelência, tendo como foco a resposta ao processo de vida do cliente (pessoa/família/comunidade) para que este atinja o mais alto nível de saúde e bem-estar.
  • Assegurar o progresso e dignificação da enfermagem enquanto disciplina e enquanto profissão.

No que respeita às Unidades de Formação Clínica, pretende-se garantir o contacto direto com os contextos da praxis com respetiva integração no futuro ambiente profissional.

 

Saídas Profissionais

Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem do trabalho.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.