Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo

LOGO Logo institucional eduportugal

Conheça o IPLUSO!

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPLuso | ESEL
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campo Grande 376, 1749-024 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O Ciclo de Estudos – Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo – tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças.

Insere-se nas linhas programáticas da Escola Superior de Educação da Lusofonia, no campo da formação inicial de professores, cooperando a nível internacional, com os países em desenvolvimento e com o Brasil, respondendo quer à missão de uma Escola Superior de Educação, quer à preocupação sentida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no recente Estado da Educação 2018.

Articula-se com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), na medida em que este 1ºciclo habilita para o ingresso neste Ciclo de Estudos. Esta articulação faz-se de forma vertical através de algumas Unidades Curriculares, com nível de aprofundamento diferente. A continuidade de alguns membros do corpo docente também contribui para essa articulação.

 

Objetivos

  • Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais.
  • Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa.
  • Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica.
  • Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
  • Promover a dinamização, participação e colaboração em eventos científicos, desenvolvidos por si ou por outrem, na instituição formadora ou fora da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.