Instituições de Ensino:
Apresentação do Curso
O curso de doutoramento em Educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação visa proporcionar a educadores, professores, formadores de professores e a outros técnicos de educação uma formação avançada de natureza pedagógica na utilização educativa das TIC. A investigação constitui o eixo estratégico nas atividades a realizar no curso, tendo em vista desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar investigação de forma autónoma, de aprofundar temas da área e de reflexão crítica sobre os interfaces entre as TIC, a educação e a sociedade.
O desenvolvimento da investigação faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) –, mais precisamente, no âmbito do programa de investigação “Educação XXI”. Nesse sentido, as pesquisas a efetuar pelos doutorandos incidirão sobre diferentes temáticas no domínio da educação com tecnologias digitais na sua relação com os desafios societais atuais e futuros.
O Doutoramento em Educação na especialidade de TIC na Educação integra-se no Programa de Doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges e neste âmbito oferece 2 Bolsas de Doutoramento para 2019/2020, renováveis até 4 anos. As candidaturas às bolsas de doutoramento estão abertas de 18 abril a 3 junho 2019. Para mais informações sobre as candidaturas a bolsas consultar o site do Programa em http://telsc.ie.ulisboa.pt
O Doutoramento em Educação na especialidade de TIC na Educação destina-se a profissionais ou futuros profissionais da educação e formação – nomeadamente formadores, formadores de professores, professores (de todas as áreas curriculares) e educadores e coordenadores de projetos envolvendo as tecnologias em educação e formação bem como a outros profissionais interessados em desenvolver investigação no domínio da utilização das tecnologias digitais com fins educativos ou formativos.
Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.
Objetivos
O curso oferece uma perspetiva crítica sobre a utilização das tecnologias na educação, o contacto com uma comunidade de investigação na área, a possibilidade de expandir os horizontes acerca do papel das tecnologias na educação através do contacto com projetos de investigação e de intervenção, atividades e programas em desenvolvimento em Portugal e a nível internacional, valorizando o desenvolvimento de competências nas seguintes áreas:
- Análise da utilização de tecnologias digitais em diversas áreas da educação e formação, nomeadamente no quadro disciplinar e em atividades de complemento e extensão curricular e investigação;
- Análise das potencialidades e constrangimentos à aprendizagem proporcionados por diversas modalidades de uso das tecnologias digitais;
- Investigação sobre a utilização das tecnologias na educação e na formação numa variedade de modalidades.