Educação com Especialização em Inovação em Educação

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IE.ULisboa
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

A inovação no currículo e na pedagogia, mas também nos processos e nas relações de trabalho nas organizações educativas, é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do nosso sistema educativo. Esta nova especialidade do Mestrado em Educação do IE-ULisboa visa exatamente o desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estruturas e de práticas inovadoras, designadamente nos âmbitos do currículo e pedagogia, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com o ambiente externo.

Este curso destina-se aos profissionais ligados ao sistema educativo escolar – especialmente a professores e educadores, mas igualmente a dirigentes de organizações escolares e de formação de docentes e a técnicos superiores da administração da educação – interessados em atualizar conhecimentos e desenvolver competências que lhes permitam responder de modo pertinente e eficaz aos novos desafios (locais, regionais ou nacionais) que enfrentam, através da introdução de práticas inovadoras.

Para concretizar estes propósitos, os mestrandos frequentam no 1º ano, de natureza presencial, unidades curriculares centradas nos seguintes temas: inovação e melhoria da escola; inovação e desenvolvimento profissional docente; inovação curricular e pedagógica; inovação na relação ‘escola-comunidade’ (entre outras). O 2º ano compreende a elaboração de um trabalho de projeto, especialmente realizado para este fim e orientado para a concretização de práticas de inovação em educação.

 

Objetivos

Esta especialidade do Mestrado em Educação visa:

  • a capacitação de profissionais e organizações para a ação inovadora;
  • a transferência para o sistema educativo do capital de conhecimento produzido sobre inovação em educação.

Para tal, o trabalho pedagógico está orientado para o desenvolvimento de competências aprofundadas de problematização, diagnóstico, intervenção e avaliação de práticas inovadoras nas organizações educativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *