Educação com especialização em Administração Educacional

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IE.ULisboa
ID:
ME
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

Este curso visa o desenvolvimento de capacidades de análise sistematizada e de intervenção em atividades de direção e gestão de organizações educativas, nomeadamente das organizações escolares, fundamentadas no conhecimento gerado na área da Administração e da Política Educacional.

A orientação formativa seguida prepara os estudantes para analisar e compreender a diversidade e especificidade dos contextos que definem o modo como diretores e gestores exercem as suas funções. Ademais, integra as preocupações relativas à eficácia e à tecnicidade na direção e gestão no interior de questões referentes à justiça e equidade do serviço educativo, à promoção da cidadania, da coesão social e da democracia nos contextos educativos.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

O 1º ano é de natureza presencial. O 2º ano compreende a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim.

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 5ª e 6ª feira, das 16h às 20h.

Objetivos

Este ciclo de estudos tem em vista a qualificação profissional através do desenvolvimento de competências (de diagnóstico, de conceção, de coordenação) para o exercício de atividades de:

  • gestão em organizações do setor da administração da educação (a nível central, regional ou local);
  • gestão escolar;
  • gestão de organizações com fins educativos.

O mestrado visa, também, o desenvolvimento de competências para a realização de projetos de intervenção profissional e de pesquisa nesses contextos organizacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *