Educação Básica

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
IPS | ESE
ID:
LC
CREDITOS:
180

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus do IPS Estefanilha 2914 - 503, Setúbal   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Educação Básica resulta da aplicação no disposto pelo Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto e pelo Decreto-Lei n.º 43/2007. Assim, a sua conclusão dá acesso aos mestrados em ensino que conferem habilitações profissionais para a docência na Educação Pré-escolar, no 1º e 2º ciclos do ensino básico.

A LEB em uma duração de seis semestres curriculares (três anos) e uma formação com 180 créditos. De acordo a legislação em vigor, as unidades curriculares que integram o plano de estudos estão organizadas em torno de quatro componentes de formação: (a) Formação na área de docência (FAD); (b) Formação Educacional Geral (FEG); (c) Didáticas específicas (DE); (d) Iniciação à Prática Profissional (IPP). Este plano inclui unidades curriculares optativas, o que permite a flexibilização de percursos formativos.

Os actuais Cursos de Formação de Professores em funcionamento nesta Escola Superior de Educação do I.P.S. (Licenciatura em Educação de Infância; Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo), foram substituídos por novos cursos regidos pelo novo regime jurídico de habilitações profissionais para a docência (Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro) e organizados de acordo com o Processo de Bolonha.

Assim, nesta Escola, a habilitação para a docência na Educação Pré-Escolar e no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico é conferida através da Licenciatura em Educação Básica e por um Mestrado num dos seguintes domínios:

  • Mestrado em Educação Pré-Escolar
  • Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.

Objetivos

  • uma perspetiva global e integrada da Educação Básica;
  • a compreensão necessária para estabelecerem as bases para um desempenho profissional efetivo e de qualidade;
  • a compreensão profunda dos saberes que integram as áreas do currículo do ensino básico e das orientações curriculares do pré-escolar;
  • competências que contribuam para um desenvolvimento pessoal e profissional reflexivo, investigativo e crítico;
  • o conhecimento e a compreensão das instituições educativas e da organização e gestão da aula da através da observação colaboração e intervenção nas atividades aí desenvolvidas;
  • a compreensão dos papéis a desempenhar pelo Educador/Professor do Ensino Básico.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *