Economia e Regulação de Instituições Financeiras

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISCTE-IUL | IPPS
ID:
PG
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

Apesar das Instituições Financeiras (IF) serem essenciais para o bom funcionamento da economia, a crise do Suprime e a crise da dívida soberana da zona euro vieram tornar mais claro não só o risco colocado pelo sistema financeiro, mas também a importância crucial da sua r

As crises económicas e financeiras recentes tornaram clara a importância da regulação e supervisão do sistema financeiro. Na Europa e nos EUA, foram tomadas diversas medidas tendo em vista o reforço da solidez dos mercados e instituições financeiras, que se traduziram num aumento significativo do volume e complexidade da regulação.

 

Objetivos

O objetivo principal desta pós-graduação é estudar a regulação e supervisão do sistema financeiro, com especial ênfase nas instituições bancárias, fazendo uso dos mais recentes desenvolvimentos teóricos, empíricos e legais, num contexto interdisciplinar e plural, e procurando fazer uma ponte com as práticas concretas das instituições. Em particular, pretende-se que o aluno compreenda:

  • Os riscos que afetam as instituições financeiras e a forma como é realizada a sua governação.
  • As principais atividades comerciais das instituições financeiras, o impacto da regulação nas suas estratégias, e as tendências e inovações que afetam os negócios financeiros, incluindo as implicações que daí resultam para a estabilidade do setor financeiro.
  • A importância do risco sistémico e das políticas macroeconómicas para a estabilidade do sistema financeiro.
  • As principais instituições nacionais e internacionais de regulação e supervisão financeira, bem como os elementos caracterizadores destas atividades, com especial ênfase para os Acordos de Basileia.
  • A importância dos mercados financeiros e imobiliário, das bolhas especulativas e dos desvios comportamentais na geração de desequilíbrios no sistema financeiro.

Espera-se que os alunos desenvolvam competências avançadas na área da economia financeira, monetária e comportamental, e das finanças; ao mesmo tempo que apreendem os conceitos essenciais da contabilidade e do direito com relevância para a área de estudo.

A pós-graduação dirige-se a jovens profissionais de reguladores financeiros ou de instituições financeiras (a trabalhar em regulação ou noutras áreas conexas), bem como para estudantes interessados em fazer carreira nestas organizações. O curso é também relevante em termos de formação ao longo da vida e como forma de atualização de conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *