Ecologia

FCTUC Logo Curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCTUC | DCV
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Sílvio Lima, Pólo II da Universidade de Coimbra, 3030-790 Coimbra   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Objetivos do Curso

O Mestrado em Ecologia tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter- e multidisciplinar, a um nível avançado, em diferentes áreas da Ecologia e Ciências Ambientais. A formação científica e técnica adquirida neste Mestrado é fundamental para:

  • Compreender o funcionamento dos ecossistemas,;
  • Avaliar os efeitos dos principais tipos de pressões ambientais ao nível dos sistemas biológicos;
  • Promover uma correta conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas e dos serviços por eles providenciados.

Pretende-se formar profissionais altamente qualificados com perfil vocacionado para o mercado de trabalho na área do Ambiente – e.g. biomonitorização ambiental (áreas pública e privada), conservação de espécies e áreas protegidas, recuperação de habitats degradados – ou com perfil vocacionado para Investigação Fundamental e Aplicada em sistemas terrestres, de água doce e marinhos.

 

Saídas Profissionais

Investigação: prossecução de uma carreia de investigação via ingresso em programas Doutorais (saída mais comum); Quadros de empresas privadas ligadas a consultoria ambiental; Quadros de instituições do Estado ligadas, ou não, a agências ambientais (e.g. Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Câmaras Municipais, Parques Naturais e Reservas); Quadros de organizações não governamentais.

 

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestre em Ecologia:

  • Possui conhecimentos ao nível da estrutura e funcionamento dos ecossistemas;
  • Tem competência para analisar os efeitos dos agentes de stress a diferentes níveis de organização biológica utilizando técnicas tradicionais e técnicas de ponta;
  • Possui competências teóricas e práticas para intervir ao nível da biomonitorização, conservação e recuperação dos sistemas biológicos.
  • Tem os conhecimentos necessários para contribuir, de forma ativa, para uma gestão sustentável dos ecossistemas (terrestres, de água doce e marinhos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *