Direito e Segurança

logo NOVALaw institucional eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
NOVA Law
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus de Campolide 18, 1099-032 Lisboa   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação

O Direito e a Segurança representam um domínio científico emergente em Portugal, nele se proporcionando um cruzamento de diversos saberes da máxima importância no contexto atual – nacional e internacional – em que uma Cultura de Segurança se afigura essencial à afirmação do Estado de Direito Democrático.

O presente 3.º Ciclo de Estudos em Direito corresponde à consolidação de uma experiência já apreciável de ensino e investigação não apenas no Mestrado em Direito e Segurança, como também nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do CEDIS — Centro de Investigação & Desenvolvimento em Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, com a colaboração do Instituto de Direito e Segurança

O Doutoramento em Direito e Segurança integra duas fases: a realização de um curso de doutoramento (90 ECTS) e a elaboração de uma tese original (150 ECTS) e especialmente produzida para a obtenção do grau de Doutor em Direito e Segurança.

 

Objetivos

Os primeiros dois semestres deste ciclo organizam-se em torno da aquisição de competências e saberes nesta área do conhecimento, de forma a possibilitar um trabalho de investigação sólido e enquadrado nas problemáticas teóricas das disciplinas estruturantes do curso.

As unidades curriculares que se propõe são compostas por seminários centrados em temas que se consideram relevantes para a formação dos alunos, salvaguardando-se a flexibilidade dos temas específicos a abordar. Durante este 1º ano, as unidades curriculares concentram-se no que poderíamos designar por núcleo teórico duro do curso.

Os restantes 6 semestres serão integralmente dedicados ao trabalho de investigação conducente à tese de doutoramento. Estes 6 semestres parecem ser o tempo adequado a um trabalho de investigação, que se distribui pela frequência de centros de investigação e pela consulta de materiais obtidos.

Os 8 semestres que compõem este ciclo estão pensados para estudantes a tempo integral e regime presencial.

*Este curso será lecionado integralmente em inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.