ULP logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Lusófona | Porto
ID:
LC
CREDITOS:
240

Instituições de Ensino:

Endereço

R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto   Ver mapa

Categorias

Licenciatura

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura de estudos em Direito da Universidade Lusófona do Porto representa um sólido património científico e pedagógico da ULP e, em particular, da sua Faculdade, nota que lhe é conferida pela excelência do seu corpo docente e pelo desejo de aperfeiçoamento constante. Ao longo do ciclo de estudos, os estudantes têm a oportunidade de aderir a programas de mobilidade com outras Universidades estrangeiras. Frequentemente, são realizados seminários, conferências e cursos de formação sobre as mais diversas áreas do estudo do Direito. Todos os anos, professores de outras Faculdades da ULP e de outras Faculdades de Direito, assim como advogados, magistrados e outros profissionais contribuem com as suas competências especializadas e com o seu conhecimento para o enriquecimento do percurso académico dos nossos estudantes. Por tudo isso, a ULP orgulha se da formação e preparação que é facultada aos estudantes que frequentam esta licenciatura.

 

Objetivos

O curso de licenciatura de estudos em Direito da Universidade Lusófona do Porto tem como objectivo primevo dotar os seus estudantes dos conhecimentos necessários à compreensão dos diversos institutos jurídicos presentes no ordenamento jurídico, não só nacional, como também internacional. Os estudantes deverão, ainda, no final do ciclo de estudos, saber identificar as questões jurídicas que se poderão colocar no exercício das respectivas profissões. Aqueles deverão ficar habilitados a encontrar as respostas juridicamente adequadas, sem esquecer que a interpretação jurídica não pode ser perdida do horizonte.

Neste contexto, o curso visa formar profissionais que, tanto do ponto de vista humano como científico, sejam capazes de ingressar com confiança na vida profissional, com a efectiva capacidade de escolher e actuar dentro dos vários domínios do saber jurídico.

 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade heurística de textos legislativos; capacidade de elaboração de peças jurídicas; capacidade de articulação entre saber e informação específica do campo do direito e saberes de outros domínios; capacidade de procurar e interpretar informação disponível em bases de dados electrónicas, de pendor jurídico; capacidade de expressão oral, com desenvoltura argumentativa e discursiva.

 

Saídas Profissionais

Os titulares do curso de licenciatura de estudos em Direito da Universidade Lusófona do Porto poderão desenvolver a sua actividade profissional em áreas como a advocacia, a magistratura, o registo e o notariado. Poderão, ainda, ingressar na administração pública, integrar os serviços de contencioso de empresas públicas e privadas. Ficam, outrossim, ao alcance dos nossos estudantes as carreiras diplomática e académica. Note-se, no entanto, que o exercício de profissões forenses, em Portugal e no espaço comunitário, exige a inscrição em Ordens, Câmaras ou Colégios Profissionais próprios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.