Design para a Economia Circular

ismat curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
ISMAT
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Dr. Estêvão de Vasconcelos nº 33 A, 8500 – 656 Portimão   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O curso de Mestrado em Design para a Economia Circular é um programa que visa o desenvolvimento de saberes e a aquisição de competências na área do Design, com uma orientação para um contexto de transição para a Economia Circular (EC). O curso materializa em oferta formativa a visão e os princípios da Comissão Europeia expressos na orientação da “Nova Bauhaus Europeia”. Sendo um mestrado em Design, os contextos de ação procuram sustentar o esforço na Economia Circular, ou seja, pretende-se que as áreas criativas e transdisciplinares orientem a produção de conhecimento e o esforço de inovação para esta transformação, que assenta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e nos princípios do Acordo Verde Europeu.

Em anos mais recentes temos vindo a assistir ao aumento de procura na especialização de conhecimentos no campo expandido de intervenção do Design, em áreas como: Saúde e Bem-estar, Participação Cívica, Inovação Social, Regeneração Urbana, Educação e Economia Circular, por exemplo. Simultaneamente, verifica-se um aumento de investimento em novas práticas de Design e de investigação aplicada, com a criação de departamentos de inovação e desenvolvimento não só em empresas de media e grande dimensão, mas também nas organizações de Governança. Este curso pretende responder a este desafio, formando profissionais cujas atividades exijam novas competências para a implementação de processos orientados para a Economia Circular. O curso está estruturado em 4 dimensões (ou semestres): Humana, Natureza, Sociocultural e Económica. Em cada dimensão (ou semestre) existe: (a) uma unidade curricular teórico-prática para aprendizagem dos conceitos, metodologias e métodos; (b) uma oficina que visa a aplicação prática e em projeto de vida real dos conceitos, métodos e ferramentas; (c) uma unidade curricular com a dimensão e as etapas da investigação (dissertação ou projeto).

 

Objetivos

  • Criar, no contexto educativo nacional, um ciclo de estudos em Design, com foco na Economia Circular, visando a investigação aplicada aos Territórios e às Organizações.
  • Implementar um ciclo de estudos com competências avançadas em Design, apostando na reflexividade e no pensamento crítico, com vista ao desenvolvimento do Design numa sociedade em transformação.
  • Exponenciar a investigação em Design através da aplicação de métodos e processos enquadrados com os objetivos e metas da Economia Circular.
  • Oferecer formação especializada em competências adequadas à empregabilidade futura, promovendo a criação de interfaces entre a investigação académica e a realidade empresarial e industrial do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.