Design de Mobiliário e Espaços

PPorto Logo curso eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
P.Porto | ESMAD
ID:
CT
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto   Ver mapa

Apresentação do Curso

O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Mobiliário e Espaços irá dotar os estudantes das ferramentas teóricas, tecnológicas, práticas e projetuais, necessárias para que estes possam enfrentar o mercado de trabalho num âmbito profissional, na área do design de mobiliário e espaços, sempre desde uma perspetiva que permita o seu desenvolvimento dentro do âmbito da produção industrial. Desta forma, o curso irá conferir aos alunos um perfil multidisciplinar e a capacidade de adaptação ao ambiente laboral nas áreas do design de mobiliário e espaços, e aprofundar o conhecimento e o alcance das novas tendências do design e do pensamento contemporâneo, formando futuros profissionais capazes de desenvolver projetos de forma individual ou integrados em equipas.

O curso possui uma estrutura de base teórica, técnica e de aplicação prática, que é construída de forma em que, à volta de um núcleo projetual, se sucedem um conjunto de matérias fundamentais para o exercício criativo. Esta metodologia irá permite um tipo de aprendizagem aplicada do tipo “Learning by Designing”. Ao longo dos dois anos do seu percurso formativo, os alunos irão desenvolver diferentes projetos nas áreas relacionadas, estes projetos aplicam e integram os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares do curso. Os conteúdos teóricos serão adquiridos de uma forma aplicada, prevalecendo uma dinâmica de experimentação e participação ativa. Assim paralelamente à teoria e à técnica, são desenvolvidas oficinas de experimentação e design.

Serão também desenvolvidos projetos em colaboração com empresas do sector, estes projetos têm como objetivo elaborar e apresentar um trabalho, favorecendo desta forma a aproximação à realidade laboral. As áreas teóricas irão fornecer os conhecimentos fundamentais para que os estudantes possam obter as referências históricas que continuam a influenciar o design, e a marcar as tendências nas áreas do design de mobiliário moderno, bem como a linguagem técnica adequada, na procura de uma visão global das diferentes tipologias de projetos nos distintos espaços e ambientes. Os estudantes irão abordar diversos temas do programa através de aulas teóricas e estudos de caso da realidade profissional, de forma a que possam adquiri os conhecimentos que garantam o sucesso da execução das suas ideias.

 

Saídas Profissionais

  • Técnico em Design de mobiliário e Espaços em ateliers de Design de Interiores e Mobiliário ou Arquitetura de Interiores, e indústrias de mobiliário;
  • Técnico em Design de espaços comerciais, designer de espaços para eventos ou feiras; – Freelancer na área do mobiliário e afins;
  • Responsável, dependente ou em profissões vinculadas com a venda de mobiliário e decoração de interiores;
  • Trabalhar dentro da empresa, como interlocutor fazendo a ponte entre a empresa e o resto dos profissionais;
  • Como profissional autónomo oferecendo novas ideias e resolvendo problemas concretos dentro do processo produtivo;
  • Realizar trabalhos em equipa em ateliers de design, empresas de mobiliário; – Realizar tarefas de manutenção do mobiliário tradicional, assim como reprodução de modelos históricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.