Controlo de Gestão - Da Estratégia à Execução

Logo Catolica Porto Business School eduportugal

COMEÇO:
setembro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Católica BS Porto
ID:
FE
CREDITOS:
30

Instituições de Ensino:

Endereço

Rua Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto   Ver mapa

Categorias

Pós-Graduação

Apresentação do Curso

Os sistemas de controlo de gestão tradicionais, caracterizados por uma forte predominância das vertentes financeiras do planeamento e controlo orçamental, sofreram nos últimos anos uma contestação significativa, sendo questionado o seu contributo limitado na implementação estratégica. A execução estratégica é hoje uma das preocupações centrais dos gestores, com a mudança de foco do pensamento estratégico para os processos, procedimentos, políticas e ferramentas de gestão que orientem o alinhamento da organização para a concretização dos objetivos estratégicos.

A popularidade internacional de novos frameworks integrados, dos quais sobressaem os modelos Balanced Scorecard e Beyond Budgeting, criou uma oportunidade de reposicionamento dos sistemas de controlo de gestão como um dos elementos centrais da execução estratégica.

Justifica-se assim plenamente a oportunidade e pertinência do presente Curso de Controlo de Gestão, orientado para a Execução Estratégica.

 

Objetivos

Os alunos que frequentem o curso deverão adquirir as competências necessárias ao desenho e implementação de um sistema de gestão estratégica, numa ótica de execução da estratégia. O curso inicia-se com os fundamentos da gestão estratégica orientada para a execução. Estratégia, organização e liderança serão abordados como origens cuja avaliação preliminar é determinante para o sucesso da execução estratégica.

A segunda parte do curso explora, de forma aprofundada, as técnicas para planeamento e avaliação da performance estratégica, os sistemas integrados de controlo da estratégia, como alinhar os incentivos e recompensas de recursos humanos e como gerir estrategica-mente o risco. A abordagem é ampla, desde os modelos tradicionais, passando pelos modelos mais recentes de sistemas adaptativos à mudança, até à gestão integrada dos riscos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *