Ciências Gastronómicas

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
FCT NOVA
ID:
ME
CREDITOS:
120

Instituições de Ensino:

Endereço

Quinta da Torre, Campus Universitário, 2829-516 Caparica   Ver mapa

Categorias

Mestrado

Apresentação do Curso

O curso de Ciências Gastronómicas visa responder às necessidades resultantes de uma mudança profunda na relação dos consumidores com a alimentação e no processo de produção alimentar em pequena escala que ocorreu na última década. A evolução da gastronomia nas suas mais variadas formas, assim como a da restauração, requer uma evolução nos processos de trabalho e a nível de conhecimentos.

O objectivo geral que se pretende alcançar é o de proporcionar uma formação científica e técnica aprofundada e especializada no domínio da ciência dos alimentos. Deve ainda dar aos alunos uma visão geral da gastronomia que envolva aspectos culturais e técnicos de outras áreas, de forma a permitir uma abordagem mais abrangente dos diversos assuntos e/ou criar uma ponte entre o mundo do conhecimento e o mundo real das diversas actividade económicas e culturais no âmbito da gastronomia.

A estrutura curricular foi elaborada tendo em vista torná-la compatível com a formação de alunos vindos de diferentes cursos de 1º ciclo (licenciaturas) de várias instituições de ensino superior. Considera-se que os destinatários deste curso serão:

  • Licenciados das áreas de Química, Biologia, Agronomia, Engenharia Alimentar, Saúde, Hotelaria e Restauração e Turismo. Quer recém-licenciados que pretendam complementar a formação de base, quer licenciados ou profissionais altamente qualificados que sintam necessidade de aprofundar e actualizar técnica e cientificamente os seus conhecimentos nas áreas das Ciências Gastronómicas.
  • Licenciados em outras áreas que manifestem interesse justificado em matérias do curso.

 

Saídas Profissionais

Pretende-se que os estudantes adquiram competências que lhes permitam dar respostas às exigências crescentes de qualidade, criatividade e inovação na produção de alimentos em pequena escala, mas também lhes permitam actuar na indústria alimentar e do turismo. Os estudantes terão uma formação interdisciplinar, integrada num plano de estudos que contempla saídas profissionais variadas.

 

Valor Anual

Estudantes internacionais: 6.000 €/Anual (Redução de 60% para estudantes da CPLP = 2.400€/Ano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *