Ciências Florestais

eduportugal uab eduportugal

COMEÇO:
outubro
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
UAb
ID:
PG | EAD
CREDITOS:
60

Instituições de Ensino:

Endereço

Plataforma E-Learning UAb   Ver mapa

Apresentação do Curso

O curso de Pós-graduação em Ciências Florestais surge da necessidade de qualificação dos agentes que atuam no sector florestal, para a sua efetiva modernização e respetivo crescimento económico. De acordo com a Estratégia Nacional para as Florestas, o Governo reconhece que as florestas representam uma prioridade nacional e que o sector florestal é estratégico para o desenvolvimento do País. É crucial o combate à desflorestação e o apoio à gestão sustentável, numa perspetiva da prevenção dos incêndios florestais, cujo aumento do risco é identificado como um dos principais impactes esperados das alterações climáticas.

Para que se cumpram as metas delineadas naquele documento estratégico, tendo presente as mudanças ocorridas nas últimas décadas (alterações climáticas, globalização, despovoamento rural do interior e crescente urbanização do litoral, entre outros), a gestão profissional da floresta, particularmente da floresta privada, vai necessitar de um reforço das competências destes agentes na área das Ciências Florestais. A presente proposta de formação pós-graduada pretende dar resposta à necessidade de formação avançada na área das Ciências Florestais dos agentes que atuam no sector florestal, nesta época de transição tecnológica, social, económica, ambiental e climática, para que sejam capazes de concretizar as políticas de planeamento, a gestão sustentável dos recursos florestais e a mitigação de riscos em cenários de adaptação às alterações climáticas. O curso de Pós-graduação em Ciências Florestais vai ao encontro das necessidades da região e do país, e está direcionando para a captação de diversos públicos-alvo.

 

Objetivo do Curso

Proporcionar uma formação especializada de natureza profissional baseada nas metodologias de ensino “aprendendo fazendo”, “pensamento crítico e complexo” e “resolução de problemas reais”. Para maior detalhe consulte o Guia de Curso.

 

Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.