Ciências Farmacêuticas

Download da Brochura

COMEÇO:
09/2019
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Egas Moniz | IUEM
ID:
MI
CREDITOS:
300

Instituições de Ensino:

Endereço

Campus Universitário, Quinta da Granja, 2829 - 511 Monte de Caparica, Almada   Ver mapa

Categorias

Mestrado Integrado

Apresentação de Curso

O curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) é, neste momento, um dos mestrados em Ciências Farmacêuticas mais conceituados em Portugal. Possui uma tradição em excelência académica na formação de profissionais que começou há mais de 20 anos. Já formámos mais de 1000 profissionais em ciências farmacêuticas. De acordo com o estudo de empregabilidade (Nielsen) realizado aos diplomados dos últimos 5 anos, verifica-se que os nossos farmacêuticos têm uma taxa de empregabilidade de 97% na área de Ciências Farmacêuticas, conseguindo um contrato estável ao fim de 3 meses.

Temos evoluído com sucesso desde a fundação da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, sempre com o objetivo de ir ao encontro dos novos desafios que se apresentam, tanto no sector da educação, como no sector farmacêutico. A capacidade de nos adaptarmos à mudança e desenvolver novas abordagens de ensino, adaptadas às reais necessidades do mercado de trabalho, tem sido um fator chave do sucesso do nosso Mestrado. Prova disso foi a criação, em 2014, de um Programa de Estágios na Indústria Farmacêutica em parceria com a APIFARMA, com a ANL –  Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, que contempla estágios que se destinam a alunos que completaram o 1º ciclo (compreendido por 3 anos) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), possibilitando-lhes uma experiência profissional, intercalar, integrada na sua formação académica. Este programa contempla ainda estágios extracurriculares que se destinam a alunos que completaram o 2º ciclo do MICF com a finalidade de facilitar a sua inserção na vida profissional ativa. Estão ainda em processo de concretização outros programas de estágios em diferentes áreas de atividade profissional.

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas forma profissionais de saúde e como tal o centro da profissão é o doente. O profissional em Ciências Farmacêuticas pode ter intervenção em múltiplas áreas com principal ênfase nos medicamentos – como são desenvolvidos, como funcionam, e como são utilizados pela população para prevenir e tratar doenças. Pode ainda trabalhar em múltiplas áreas laboratoriais nomeadamente análises clínicas, ambientais e alimentares, assim como todo o sector industrial e comercial relacionados.

Formamos farmacêuticos leaders e membros ativos em equipas de cuidados de saúde e com a capacidade de serem lifelong experts em todas as áreas da saúde. Também formamos profissionais com capacidade para serem investigadores nas mais diversas áreas das ciências da saúde.

Saídas Profissionais

Quando terminares o curso poderás:

  • Inscrever-te na Ordem dos Farmacêuticos e, mais tarde, caso pretendas, a obtenção do título de especialista em diferentes áreas que vão desde as análises clínicas aos assuntos regulamentares;
  • Trabalhar em farmácia comunitária sendo diretor técnico, farmacêutico adjunto ou farmacêutico. O farmacêutico é o único profissional que pode ocupar estes lugares.
  • Trabalhar em farmácia hospitalar em que podes ser diretor de serviço ou chefe de diferentes departamentos. O farmacêutico é o único profissional que pode ocupar estes lugares.
  • Trabalhar na indústria farmacêutica em múltiplas áreas que vão desde a investigação e desenvolvimento à comercialização, passando pela produção, pelo controlo de qualidade, marketing, ensaios clínicos e registos, distribuição, armazenistas e exportadores, entre outros. Podes ocupar lugares de direção ou de chefia nos diferentes setores. Nas Indústrias com AIM (Autorização de Introdução no Mercado) é obrigatório que o Diretor-Técnico seja farmacêutico, sobretudo associado às áreas de Garantia da Qualidade e/ou Assuntos Regulamentares. Em fábrica, para além de inscrito na OF (Ordem dos Farmacêuticos) tem também de ter o título de especialista na Indústria Farmacêutica, enquanto que nas restantes Indústrias que apenas possuem licença de comercialização e distribuição, basta estar inscrito na OF.
  • Trabalhar em diferentes laboratórios de análises, que podem ser análises clínicas, análises ambientais, análises alimentares, análises forenses, entre outras.
  • Escolher seguir uma carreira de investigação científica nas mais diversas áreas científicas

 

Confira o vídeo e saiba tudo sobre este curso